A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi acreditada pela Direção Geral da Educação, como entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares.
A acreditação partiu de uma candidatura enviada à Direção Geral de Educação, e constitui o reconhecimento da capacidade efetiva da escola, fundamentado na avaliação da sua vocação, estrutura, competências e recursos, para acolher, implementar e gerir adequadamente o procedimento de avaliação e certificação de manuais escolares.
De acordo com o relatório do Projeto da Decisão Final da Comissão de Apreciação, a ESECB-IPCB exerce a sua atividade nas áreas científica e pedagógica correspondentes às dos manuais escolares a cuja avaliação se candidata;  dispõe de currículo científico e pedagógico relevante nessas áreas, e dispõe de equipas científico-pedagógicas qualificadas, destacando os perfis académicos dos seus membros, tais como as qualificações, funções, cargos desempenhados, situação profissional e atividades relevantes.
A avaliação e certificação foi acreditada para os níveis de ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Estudo do Meio, Matemática e Português e do 2º Ciclo do Ensino Básico para as disciplinas de Inglês, Matemática e Português.
Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, coordenadores dos níveis de ensino e disciplinas, são Helena Margarida Tomás, Paulo Afonso, António Pereira Pais, Margarida Morgado, Fátima Jorge e Maria da Natividade Pires.
Já o painel de avaliadores dos manuais escolares é constituído,  para além dos docentes da ESECB-IPCB, António Pais Helena Tomás, Fátima Jorge, Maria da Natividade Pires, Teresa Gonçalves, Margarida Morgado e Paulo Afonso, pelos docentes do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, Luísa Ribeiro Fernandes, António Landeiro Lopes e Paula Dinis Rosa Pereira Pais, e do Agrupamento de Escolas de José Sanches e São Vicente da Beira, Sónia Maria de Matos Faria.