A Escola Superior de Educação do IPCB (ESECB) foi uma das instituições que colaboraram na elaboração da Revista do Roteiro Cidadania em Portugal, publicada no final do mês de março de 2018, através da coordenação do GT - Grupo de Trabalho “Combate às Desigualdades”, assumida pelos docentes Marco Domingues e Regina Vieira, da licenciatura em Serviço Social, contando ainda com a cocoordenação do docente João Leitão do Instituto Politécnico da Guarda e de Frederico Reis da EAPN Castelo Branco.
Este grupo contou com a participação de representantes das entidades locais, nomeadamente do Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco, da Associação Amato Lusitano e do NAV (Núcleo de Apoio à Vítima), da Cruz Vermelha delegação Castelo Branco, da ERID – Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças, do Movimento de Cidadania “As Romãs Resistem”, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do IPCB, e ainda outros docentes e alunos de Serviço Social da ESECB, no processo de identificação de “situações de desigualdade” com base nas experiências pessoais, de estágio e profissionais dos participantes.
O GT – Combate às Desigualdades foi um dos 10 GTs – Grupos de Trabalho temáticos promovido no âmbito do Roteiro para a Cidadania em Portugal (2016 e 2017) e desenvolveu-se entre os meses de maio a julho de 2017 nas instalações da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, com enquadramento logístico da Associação EcoGerminar. Apresentou-se como resposta ao desafio lançado pela Animar- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, numa iniciativa baseada no lema “Parar, Pensar e Agir”, que promoveu a reflexão e ação sobre cidadania, igualdade e participação por todo o país.
Os resultados dos 10 GTs foram apresentados a 14 de dezembro de 2017 na Universidade Lusófona em Lisboa, no seminário “Conversas Traçadas – Visões e Resultados do Roteiro Cidadania em Portugal” e agora estão compilados nesta revista.
A Revista do Roteiro Cidadania em Portugal é editada pelo Espaço T - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária e foi lançada no passado dia 26 de março, no Porto. Assume especial relevância e importância por ser uma REVISTA INCLUSIVA, ao se apresentar em três suportes: escrito, áudio (com a disponibilização de todos os conteúdos em DVD) e em braille, de. O suporte escrito será distribuído por organizações de todo o país.