A Escola Superior de Educação do IPCB, representada por alunos e professores da licenciatura em Serviço Social, foi uma das instituições parceiras do Seminário "Migrações e Refugiados - Castelo Branco, cidade acolhedora ", realizado no dia 4 de Maio no Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, organizado no âmbito seu projeto "Passaporte Global II", pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento.
A Coordenadora da Licenciatura em Serviço Social da ESE - IPCB, Professora Doutora Regina Vieira, foi moderadora do Painel II – “Castelo branco - cidade acolhedora: perspetivas sobre a inclusão de migrantes”, que integrou a comunicação “Migrações Internacionais - globalização e dinâmicas”, da autoria da Professora Doutora Maria João Guardado Moreira.
Esta iniciativa teve como objetivo constituir uma oportunidade de partilha de experiências sobre o fenómeno das Migrações, sobretudo num contexto atual de crise dos milhares de refugiados existentes pelo Mundo e em particular em Portugal. Estiveram representadas as mais significativas entidades nacionais com responsabilidade nesta matéria, entre as quais o Alto Comissariado para as Migrações, o Conselho Português para os Refugiados e a Plataforma de Apoio aos Refugiados, Técnicos, Professores e Investigadores que ajudaram a compreender a complexidade desta crise, que é a maior desde a 2ª Guerra Mundial e cujas respostas não são simples.
Foram ainda dadas a conhecer as estruturas públicas que estão na primeira linha do Acolhimentos dos Migrantes, com destaque para as Equipas de intervenção social dos CLAIM de castelo branco, Fundão, Guarda e Portalegre, contribuindo para uma comunidade mais esclarecida sobre a complexidade deste fenómeno que são as Migrações. Contributos para o reforço de uma cidade inclusiva.