A Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco, participa no Projeto Cidadania com Ciência, através dos seus docentes Dolores Alveirinho e Paulo Afonso.
O convite partiu de Luis Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, e de Filipa Magno, professora na Escola Básica Afonso de Paiva.
O projeto Cidadania com Ciência, pretende contribuir para a construção do exercício pleno de uma cidadania responsável e democrática a partir do contributo das Ciências Experimentais e da Matemática, proporcionando importantes vivências formativas enriquecedoras do percurso académico de todos os alunos envolvidos. Possibilita também o fortalecimento dos laços de parceria já existentes entre ambas as instituições.
Os docentes da ESECB-IPCB, numa dinâmica de trabalho colaborativo irão proporcionar ao longo do presente ano letivo, o desenvolvimento de práticas de cidadania com ciência, junto dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico das Escolas do Agrupamento (Escola Básica Afonso de Paiva; Escola Básica de S. Tiago; Escola Básica com 1.º ciclo do Castelo; Escola Básica da Mina; Escola Básica com 1.º ciclo de Sarzedas e Escola Básica com 1.º ciclo do Salgueiro-do-Campo).
O projeto tem a particularidade de ser implementado numa lógica de verticalidade de ciclos de ensino, quer pelos estudantes da licenciatura em Educação Básica e do Curso Técnico Superior Profissional em Recreação Educativa para Crianças, orientados pelos docentes Dolores Alveirinho e Paulo Afonso da ESECB-IPCB, quer pelos alunos de 7.º ano de escolaridade que frequentam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e dos alunos que participam no Clube de Ciências Experimentais, orientados pela professora Filipa Magno, da Escola Básica Afonso de Paiva.
O primeiro evento, já realizado e contextualizado na temática Alimentação Saudável, decorreu nos espaços da Escola Básica Afonso de Paiva durante dois dias, e envolveu todos os alunos das turmas de 1.º, 2.º e 3.º anos, num total de cerca de 150 crianças. Contou com os estudantes do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica em parceria estreita com os alunos do 7.º ano de escolaridade da Escola Básica Afonso de Paiva.
A preparação e implementação das atividades destes dois dias contou também com a participação da professora Ana Munhós da Escola Básica Afonso de Paiva.