A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB celebrou o seu 76.º aniversário com um conjunto de atividades abertas a toda a comunidade.
Num programa de 2 dias, a ESALD-IPCB, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, organizou no primeiro dia, a atividade “RITMO - Uma experiência sensorial de atividade física, saúde e bem-estar”, que celebrou o movimento, o bem-estar, a alimentação e a arte, juntando centenas de participantes de todas as idades, em diversas atividades realizadas nas instalações da ESALD.
Na iniciativa estiveram presentes profissionais de saúde, de mais de vinte parceiros locais, associações e empresas que realizaram inúmeras atividades, tais como demonstração do suporte básico de vida, simulação de deficiência visual, sensibilização para o combate ao tabagismo ou promoção da higiene oral, mental e da postura corporal.
A degustação de pratos da dieta mediterrânica, música, ginástica e dança, jogos e jardinagem terapêutica, ténis e uma caminhada pela zona de lazer da cidade, juntaram-se às atividades da RITMO.
Entre outras valências laboratoriais e de serviços habitualmente prestados à comunidade, a ESALD-IPCB proporcionou aos participantes iniciativas como o “Hospital Bem Crescer: o meu boneco vai ao hospital”, prevenção de doenças cardiorrespiratórias, fisioterapia aquática, rastreios respiratórios, vasculares e da diabetes, o mundo microscópico das doenças ou a exposição “A descoberta dos Raio-X”.
No segundo dia teve lugar a sessão solene comemorativa do 76.º aniversário da ESALD, com a presença do Vice-Presidente do IPCB Nuno Castela, da Diretora da ESALD, Rute Crisóstomo e dos diversos órgãos de gestão da escola. A cerimónia incluiu uma homenagem à docente Alda Mendes, recentemente falecida, o reconhecimento dos docentes aposentados no ano letivo 2023/24, e dos estudantes com mérito académico, que passaram a integrar o quadro de honra desta Unidade Orgânica do IPCB.
A conferência "One Health", a cargo de Joana Costa, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e Diretora do Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes, encerrou as comemorações, abordando a interconexão entre saúde humana, animal e ambiental, numa plateia bastante interessada.

Álbum de fotos