Paula Pereira e Rogério Dionísio, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, participaram no dia 22 de fevereiro no “Dia do Departamento de Ciências” do agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral (Belmonte), onde realizaram uma sessão de divulgação científica sobre a energia solar fotovoltaica.
A iniciativa contou a participação de cerca de 100 alunos do ensino básico e secundário, que puderam observar um conjunto de experiências ao ar livre, com painéis solares fotovoltaicos, baterias, reguladores de carga e inversores.
As experiências focaram-se na demonstração experimental do funcionamento de um painel solar fotovoltaico, na utilidade de uma bateria e regulador de carga em períodos sem luz solar e ainda na demonstração do uso de um inversor DC/AC para alimentar equipamentos elétricos comuns, habitualmente utilizados em casa (220 V AC).