Objectivos Gerais
Desenvolver, de forma autónoma ou com orientação, atividades de apoio tecnológico à atividade pedagógica e organizacional e à implementação e gestão técnica de projetos com suporte no digital, em contextos educativos diversificados, formais e não formais, abertos a todos os tipos de utilizadores, numa perspetiva de inclusão e diversidade.
Plano Curricular
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Literacia e Cidadania Digitais | 81 | TP: 30; | 3 |
Elementos de Matemática | 135 | TP: 60; | 5 |
Introdução aos Sistemas Computacionais | 216 | TP: 90; | 8 |
Português e Comunicação | 135 | TP: 60; | 5 |
Materiais e Transformações | 135 | TP: 60; | 5 |
Exploração de Recursos Educativos em Laboratório | 108 | TP: 60; | 4 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Produção de Recursos Multimédia em Contexto Educativo | 216 | TP: 90; | 8 |
Psicologia do Desenvolvimento | 81 | TP: 45; | 3 |
Inglês para a Tecnologia Educativa | 135 | TP: 60; | 5 |
Aplicações Digitais em Educação | 216 | TP: 90; | 8 |
Tecnologias de Apoio à Educação Inclusiva | 162 | TP: 75; | 6 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Tecnologia e Mudança Social | 81 | TP: 30; | 3 |
Gestão e Organização de Recursos Educativos Digitais | 216 | TP: 90; | 8 |
Análise e Tratamento de Dados Estatísticos | 135 | TP: 60; | 5 |
Planeamento e Gestão de Projetos | 243 | TP: 90; | 9 |
Técnicas e Instrumentação em Laboratório | 135 | TP: 60; | 5 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Estágio | 810 | E: 810; | 30 |
Saídas Profissionais
- Planear e executar tarefas nos diversos departamentos das organizações educativas (formais e não formais), sob responsabilidade dos órgãos dirigentes.
- Prestar apoio aos profissionais das instituições na utilização de tecnologias, incluindo tecnologias de apoio para indivíduos com necessidades educativas especiais e tendo em conta as especificidades dos espaços educativos (centros de recursos digitais bibliotecas/mediatecas, laboratórios).
- Colaborar nas atividades de ensino, de âmbito curricular e extracurricular, preparando equipamentos e materiais necessários e fazendo o acompanhamento das mesmas.
- Intervir em ações de desenvolvimento multimédia na organização educativa, mantendo-se atualizado em relação às tendências e inovações na sua área de intervenção.
- Cooperar na modificação e/ou edição de recursos digitais existentes, quando tal for permitido, sob orientação e supervisão.
- Organizar recursos educativos digitais com base em critérios previamente definidos, em bibliotecas, mediatecas e outros espaços educativos.
- Integrar equipas multidisciplinares de criação/desenvolvimento de recursos digitais em organizações educativas, formais e não formais, tais como escolas, museus, centros de ciência, empresas municipais ou outras.
- Preparar e organizar equipamentos e materiais, para utilização em laboratórios e outros espaços educativos da organização.
- Zelar pela manutenção e conservação de infraestruturas, equipamentos, acesso à internet e plataformas digitais, em conformidade com as normas de qualidade, segurança e sustentabilidade.