Objectivos Gerais
- Dar resposta às necessidades de formação, com agentes educativos capazes de responder às mudanças resultantes de uma Escola que se quer para todos
- Dinamizar em termos de serviços e conceções psicoeducacionais, o campo da educação Especial
- Desenvolver nos agentes educativos competências para o despiste, avaliação, planeamento e intervenção educativa em crianças / jovens com necessidades educativas especiais, especialmente no Domínio Cognitivo e Motor
- Dar apoio ao aprofundamento de competências de construção e gestão diferenciada do Currículo para crianças/jovens com problemas cognitivos e motores
- Preparar os agentes educativos para funções de conceção, planeamento e intervenção em estruturas e serviços que permitam um melhor atendimento a crianças/jovens com necessidades educativas especiais
- Desenvolver a capacidade para promoverem a integração e a dignificação da pessoa com necessidades educativas especiais, como cidadãos activos.
Plano Curricular
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Seminário de Especialização I | 216 | OT: 15; S: 45; | 8 |
Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem em Crianças com Problemas Cognitivos e Motores | 270 | T: 25; TP: 20; OT: 15; TC: 20; | 10 |
Metodologias de Investigação | 162 | T: 25; TP: 20; OT: 15; TC: 15; | 6 |
Modelos Organizacionais e Políticas Educativas | 162 | T: 20; TP: 10; OT: 15; TC: 10; | 6 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Tecnologias de Apoio e Comunicação Alternativa e Aumentativa | 162 | TP: 45; OT: 15; TC: 15; | 6 |
Seminário de Especialização II | 135 | OT: 15; S: 30; TC: 10; | 5 |
Seminário de Trabalho Projeto/Dissertação | 81 | OT: 15; S: 15; | 3 |
Teorias e Instituições Contemporâneas de Educação | 162 | TP: 30; OT: 15; TC: 15; | 6 |
Avaliação e Metodologias de Intervenção em Crianças com Problemas Cognitivos e Motores | 270 | T: 20; TP: 40; OT: 15; TC: 20; | 10 |
Anual
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Trabalho de Projeto ou Dissertação | 1620 | OT: 60; S: 30; | 60 |
Saídas Profissionais
- Serviços do Ministério da Educação de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais.
- Exercício de funções docentes em Escolas de Ensino Especial.
- A prática de investigação pedagógica e a gestão de coordenação de serviços de cariz interdisciplinar, no âmbito da Educação Especial.
- Integrar equipas interdisciplinares em Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Reabilitação.
- Assessorar e apoiar os centros de formação das associações de escolas da região.
Dá acesso ao concurso para a contratação de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário para o GRUPO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 910.
Mais se certifica que, para os devidos efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente curso releva como curso de formação especializada em Educação Especial – domínio cognitivo e motor para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados que à data de entrada no curso tenham pelo menos 5 anos de serviço docente.
Para efeitos de aplicação do nº3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o curso releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.