Objectivos Gerais
A Licenciatura em Turismo apresenta um plano de estudos centrado em acompanhar e responder às mais recentes tendências e necessidades do setor do turismo no contexto nacional e internacional.
Esta licenciatura de banda larga tem como objetivos fundamentais a formação e preparação dos futuros profissionais em domínios estratégicos da atividade turística, nomeadamente:
Esta licenciatura de banda larga tem como objetivos fundamentais a formação e preparação dos futuros profissionais em domínios estratégicos da atividade turística, nomeadamente:
- Proporcionar aprendizagens que facilitem a compreensão e adaptação a novas situações de um setor altamente competitivo e em constante mudança;
- Fomentar uma formação inter e pluridisciplinar (línguas, turismo internacional, agências de viagens, animação e organização de eventos, empreendedorismo, planeamento e gestão de destinos turísticos e empreendimentos turísticos, estratégias de comunicação;….)
- Dar a conhecer os conceitos e instrumentos do turismo enquanto domínio de estudo aplicado;
- Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de desenhar e planear produtos e experiências turísticas inovadoras;
- Criar um espírito empreendedor, crítico e motivar para a qualidade e a criatividade no desenvolvimento sustentado das atividades turísticas;
- Dotar os alunos de competências genéricas e específicas indispensáveis que facilitem uma maior mobilidade dos futuros profissionais de turismo;
- Desenvolver capacidades de comunicação, contacto humano, tomada de decisão e gestão, trabalho em equipa e liderança.
Esta capacitação dos futuros profissionais é feita através de metodologias de aprendizagem diversificadas: dinamização de aulas abertas, seminários e workshops com entidades regionais e nacionais; realização de visitas de estudo; integração e/ou colaboração em projetos de investigação em curso; dinamização de laboratórios criativos; participação em concursos de ideias e de empreendedorismo externos; realização de estágio curricular; realização de mobilidade internacional ao abrigo do Programa Erasmus.
Condições de Acesso
Provas de IngressoEconomia OU Inglês OU Português
Nota do Último Colocado
Sem dados
Preferência Regional (válida apenas para a 1ª fase)
Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu
Preferência Habilitacional (válida apenas para a 1ª fase)
602, 716, 717, 727, 778, G72, G80, G82, P69, P87, P91, P92, P96, S54, S55, S56, S57, S58, S59
Classificação Mínima e Cálculo de Nota
Prova de ingresso - 95 valores
Nota de candidatura - 95 valores
Média do Secundário - 65%
Provas de ingresso - 35%
Plano Curricular
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Inglês I | 135 | TP: 60; OT: 5; | 5 |
Espanhol I | 135 | TP: 60; OT: 5; | 5 |
Fundamentos de Turismo | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Gestão de Empresas | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Sociologia do Turismo e do Lazer | 135 | TP: 60; OT: 4; | 5 |
Métodos Qualitativos | 81 | TP: 60; OT: 3; TC: 4; | 3 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Inglês II | 135 | TP: 60; OT: 5; | 5 |
Espanhol II | 135 | TP: 60; OT: 5; | 5 |
Agências de Viagens e Operadores Turísticos | 135 | TP: 60; OT: 5; | 5 |
Economia do Turismo | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Turismo Internacional | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Métodos Quantitativos | 81 | TP: 60; OT: 3; TC: 4; | 3 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Inglês III | 81 | TP: 60; OT: 3; | 3 |
Espanhol III | 81 | TP: 60; OT: 3; | 3 |
Gestão das Operações em Serviços | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Gestão Hoteleira | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
História da Arte | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Turismo | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Inglês IV | 81 | TP: 60; OT: 3; | 3 |
Espanhol IV | 81 | TP: 60; OT: 3; | 3 |
Planeamento Turístico | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Património e Turismo | 162 | TP: 60; OT: 6; TC: 4; | 6 |
Estratégia Empresarial | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Itinerários Turísticos | 81 | TP: 30; OT: 3; TC: 4; | 3 |
Organização e Gestão de Eventos | 81 | TP: 30; OT: 3; | 3 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Marketing Turístico | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Gestão Financeira | 162 | TP: 90; OT: 6; | 6 |
Animação Turística | 162 | TP: 90; OT: 6; TC: 4; | 6 |
Mercados e Produtos Turísticos | 162 | TP: 60; OT: 6; TC: 4; | 6 |
Empreendedorismo | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Gestão de Destinos Turísticos | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Gestão de Recursos Humanos | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Estratégias de Comunicação | 162 | TP: 60; OT: 6; | 6 |
Estágio | 324 | OT: 3; E: 320; | 12 |
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Turismo forma técnicos especializados para operarem em:
- Agências de Viagens e Operadores Turísticos
- Empresas de animação turística e de organização de eventos e Congressos,
- Empresas de transportes (companhias aéreas, aeroportos e empresas de cruzeiros)
- Empresas de consultadoria especializada no desenvolvimento de projetos na área do turismo
- Empreendimentos Turísticos (ex. unidades hoteleiras e de turismo em espaço rural e de habitação)
- Regiões de Turismo, Agências Regionais de Promoção Turística, Comunidades Intermunicipais, Câmaras Municipais, Postos de Turismo, Empresas Municipais, Associações de Desenvolvimento Local e Regional, Agências de Desenvolvimento
- Institutos Públicos, Direções Gerais, Direções Regionais