Clara Aidos, estudante da licenciatura em Engenharia Informática, e Marwa Hani Alkhatib, aluna síria a cursar a licenciatura em Informática e Multimédia, ambas na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), participaram na edição de 2022 da Summer CEmp, a Escola de Verão da Representação da Comissão Europeia (CE) em Portugal.

As jovens foram selecionadas pela CE entre as três centenas de candidatos, integrando o grupo heterogéneo de quarenta estudantes universitários de até 30 anos que, entre 27 e 30 de agosto, rumaram até à Ribeira Grande, na ilha de São Miguel (Açores), para participar num seminário intensivo e prático que incluiu palestras, debates, exercícios em equipa ou visitas de campo.

Por ocasião do Ano Europeu da Juventude e do 35.º aniversário do programa Erasmus, a quinta edição do Summer CEmp, que no distrito de Castelo Branco já passou por Monsanto em 2017, realizou-se pela primeira vez fora de Portugal continental, desta feita numa região ultraperiférica e tendo como anfitrião o concelho mais jovem do país.

Quanto aos objetivos, o propósito é o de alinhar a agenda europeia com as prioridades e preocupações dos jovens, envolvendo os atuais e vindouros líderes de opinião, decisores e cidadãos ativos no projeto comunitário. Em simultâneo, trata-se de valorizar a sua participação na vida política e social, e de apontar caminhos para o futuro da Europa, aproximando-os dos desafios que os 27 estados-membros da União Europeia (UE) enfrentam.

Para além de conhecerem de perto a realidade e os agentes locais, durante quatro dias as estudantes do IPCB foram convidadas a refletir quer sobre a importância e o que pode ser o projeto europeu, quer acerca das políticas comunitárias ou naquilo que consideram ser prioritário para a UE. Tendo como mote a partilha de valores como a cooperação, a prosperidade ou a igualdade de oportunidades, tratou-se de discutir o presente e o futuro da União Europeia através de temas como as alterações climáticas, a transição digital, o comércio, a política agrícola e externa, a guerra na Ucrânia ou de assuntos ligados aos direitos humanos.

Dos políticos e diplomatas aos jornalistas, empresários ou académicos, entre a meia centena de oradores e moderadores convidados destacaram-se individualidades como José Manuel Durão Barroso, antigo presidente da CE; Ana Paula Zacarias, representante permanente de Portugal nas Nações Unidas; Sofia Moreira de Sousa, representante da CE em Portugal; Tiago Antunes e Bernardo Ivo Cruz, secretários de Estado dos Assuntos Europeus e da Internacionalização; Pedro Lourtie, representante permanente de Portugal junto da UE; João Aguiar Machado, embaixador da UE junto da Organização Mundial do Comércio; ou Elias Kuhn von Bursdorff e Peter Müller, responsáveis pela redação dos discursos de Ursula von der Leyen, presidente da CE.

Nos painéis, os estudantes lançaram questões relacionadas com a habitação, os direitos laborais, a sustentabilidade ambiental ou a crise energética, entre outras passíveis de serem abordadas a 14 de setembro no Parlamento Europeu, no debate sobre o estado da União.