Os estudantes do mestrado em Engenharia Agronómica visitaram o Aproveitamento Hidroagrícola do Alqueva, para uma aula prática no âmbito das unidades curriculares de Rega e Drenagem e Técnicas Avançadas em Fruticultura e Viticultura.

A atividade foi acompanhada pelos docentes António Canatário Duarte e António dos Santos Ramos e incluiu a visita ao Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio/ Centro de Competências para o Regadio Nacional (Beja), à Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em Beja, e à Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz).

Demonstrado enorme interesse na iniciativa, os estudantes tiveram oportunidade de presenciar e ouvir explicações relativamente à assessoria que é prestada aos agricultores regantes e ao funcionamento e gestão do maior perímetro de rega do país, para garantir um serviço de qualidade na distribuição da água. Foram também abordadas as técnicas avançadas de agricultura que são usadas nas culturas praticadas no perímetro de rega, com vista ao uso eficiente dos recursos hídricos.