O Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do IPCB, em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco (escolas básicas do 1.º ciclo de São Tiago e de Salgueiro do Campo) e do Lar de São Tomás de Salgueiro do Campo, desenvolveu nos anos letivos de 2022/23 e de 2023/24 atividades que integraram alunos dos quatro anos de escolaridade do 1.º CEB, idosos institucionalizados, com idades compreendidas entre os 72 e os 97 anos e estudantes da Escola Superior de Educação do IPCB, dos cursos CTeSP em Recreação Educativa de Crianças e licenciatura em Educação Básica.
Desse projeto, com a orientação das docentes responsáveis Helena Margarida Tomás, Margarida Afonso e Paula Péres, nasceu a exposição“Nem escola sem pão, nem educação sem ação”, constituída com os trabalhos elaborados.
A motivação, o empenho e o dinamismo de toda a equipa do projeto facilitou o desenvolvimento de atividades diversificadas que visaram a promoção das literacias científica e artística e a preservação e divulgação da cultura e das tradições portuguesas, particularmente as ligadas à temática do pão.