O Laboratório de Robótica do IPCB participou no Festival Nacional de Robótica que decorreu de 27 a 30 de abril, no pavilhão do estádio Universitário de Coimbra. O robô KIKA alcançou o terceiro lugar na prova de Condução Autónoma – Challenge.
O robô, construído no laboratório da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos por professores e alunos da licenciatura em Engenharia Industrial, especialmente nas unidades curriculares de Sistemas de Controlo e Robótica, bem como de Sensores e Atuadores. Em Coimbra estiveram equipas do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este ano o vencedor foi a Universidade do Porto, pois foi a que melhor conseguiu completar as diversas tarefas a realizar na competição.
Nesta prova do Festival, os robôs devem realizar várias tarefas associadas à condução, num circuito/pista, de forma autónoma, isto é, sem qualquer tipo de intervenção humana. A primeira prova é de velocidade pura, entre faixas de rodagem, na qual o robô tem que completar o circuito o mais depressa possível. Outras tarefas são por exemplo o respeito dos semáforos para seguir em frente, para a esquerda ou direita, para estacionar, para parar na passadeira. É necessário ainda desviar-se de obstáculos colocados na pista, conduzir dentro de um túnel com visibilidade reduzida, conduzir numa zona de obras. A prova é dividida em quatro mangas, nos diferentes dias do evento, permitindo que as equipas possam melhorar o desempenho dos seus robôs. No entanto, os níveis de dificuldade das tarefas aumentam com o passar dos dias.
O robô KIKA, foi o que completou mais tarefas logo a seguir à equipa vencedora, da Universidade do Porto. O robô do IPCB, foi o único que conseguiu satisfatoriamente realizar o estacionamento paralelo entre dois “obstáculos”, que simulam dois carros. Nas tarefas em que era requerida velocidade, o desempenho não foi o mais eficaz tendo a equipa da Universidade de Aveiro ganho aí os pontos necessários para ficar, no final, em segundo lugar.
Os resultados alcançados premiaram o espírito de equipa e empenho para superar as dificuldades das provas, bem como todos os alunos que ao longo dos últimos anos têm trabalhado nos robôs do laboratório, no âmbito das unidades curriculares anteriormente referidas da área de automação, controlo e robótica. Ficaram este ano os objetivos cumpridos, e identificadas as intervenções técnicas necessárias a realizar no robô, para melhorar o seu desempenho.
A equipa do IPCB foi coordenada pelo Professor Paulo Gonçalves, e constituída pelos alunos Bernardo Lourenço, João Mendes, Paulo Amaral, Rodrigo Bernardo, todos entusiastas da Robótica, da licenciatura em Engenharia Industrial, da Escola Superior de Tecnologia do IPCB.
O Festival Nacional de Robótica, é um evento da Sociedade Portuguesa de Robótica que apura os campeões nacionais, nas diferentes provas, para posteriormente representarem Portugal no campeonato mundial, RoboCup. Em 2017, realiza-se em Nagoya – Japão, no final de julho.