O Projeto Hospital BemCrescer está integrado no Projeto de Intervenção BemCrescer-MalCrescer e é desenvolvido no espaço da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB por alunos e professoras da Licenciatura em Enfermagem. Trata-se de um projeto direcionado a crianças em idade pré-escolar e escolar, criando-se ambientes de prestação de cuidados de saúde simulados, com o objetivo de diminuir os medos (normais/ desenvolvimentais) das crianças em relação às instituições de saúde (hospitais/centros de saúde/outros) à prestação de cuidados e aos profissionais de saúde.
“O meu brinquedo vai ao hospital” é uma intervenção onde são desenvolvidas diversas atividades lúdicas num ambiente hospitalar simulado, em que as crianças levam os seus brinquedos, tornando-os clientes dos cuidados de saúde. São criados diversos ambientes, como triagem, consultas, enfermarias de pediatria e neonatologia, salas de medicação, tratamentos, serviço de urgência, entre outros, onde as crianças com os seus brinquedos “doentes” e são atendidas por estudantes da Licenciatura em Enfermagem. É também simulada a realização de diversos procedimentos, nomeadamente intervenções e educação para a saúde, adequados à situação apresentada pelo brinquedo e criada pela criança.
Pretende-se que esta experiência ajude as crianças a desenvolver competências para que, em situação de urgência, consultas ou internamento, estas possam gerir as emoções, facilitando a adaptação e o confronto com os seus medos face aos cuidados que lhe são prestados e à relação com os enfermeiros, médicos, ou outros profissionais de saúde. Desta forma, pretende-se desmistificar o trabalho realizado por estes profissionais e eliminar ou minimizar as possíveis reações traumáticas causadas pelo contacto com os serviços de saúde, particularmente o hospital.

A iniciativa decorre durante os meses de maio e junho de 2017, podendo participar crianças de Jardins de Infância ou acompanhadas por familiares, após marcação.
Marcação de visitas:
Telefone: (+351) 272 340 560;
Telemóvel: (+351)910511537; (+351)965956973; (+351)937300056);
Email: (hospitalbemcrescer@gmail.com).
Localização:
Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD)
Avenida do Empresário, Campus da Talagueira
6000-767 Castelo Branco