O II Congresso Internacional de Atividade Física (CIAF) decorreu nos dias 28, 29 e 30 de setembro na Escola Superior de Educação do IPCB (ESECB) e teve como conceito principal “Do conhecimento científico à empregabilidade sustentável”.

Organizada pela Unidade de Investigação SHERU - Sport, Health & Exercise Research Unit, a iniciativa contou com a colaboração de docentes de ensino superior nacionais e internacionais, investigadores e estudantes, com os quais a ESECB tem desenvolvido um percurso de aprendizagem, de partilha e de construção de conhecimento.

A sessão de abertura incluiu a intervenção do Diretor da ESECB, Paulo Silveira, do Coordenador da área científica de Desporto e Bem-estar da escola e responsável pela Comissão Organizadora do evento, João Petrica, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e do Vice-presidente do IPCB, Nuno Castela.

O Diretor da ESECB agradeceu o trabalho da comissão organizadora da iniciativa, destacando a elevada qualidade dos oradores e o interesse dos temas abordados, que resultou numa elevada participação por parte do público. Salientando a importância da partilha do conhecimento e de experiências, Paulo Silveira destacou ainda a elevada atratividade dos cursos da Escola Superior de Educação, que tem no presente ano letivo cerca de 400 novos estudantes.

João Petrica agradeceu o apoio de todos na organização do evento e destacou a elevada qualidade do corpo docente afeto à área de Desporto na ESECB, muitos deles ex-alunos da escola. “O IPCB deve apostar nesta equipa, pela sua dinâmica e impacto na instituição e na cidade”. O responsável pela Comissão Organizadora do CIAF referiu-se ainda ao papel altamente relevante que os docentes e investigadores da escola têm assumido no âmbito da criação da SPRINT, nova unidade de investigação na área do desporto que junta um número significativo de instituições de ensino superior nacionais com formação neste domínio.

Agradecendo o convite para estar presente na abertura do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco salientou a competência, qualidade e reconhecimento académico dos docentes da ESECB na área do desporto e a importância do contributo da escola no desígnio nacional de formação de novos professores. Leopoldo Rodrigues terminou a sua intervenção disponibilizando “a vontade e meios do concelho para concretizar os projetos do IPCB, importantes para o seu desenvolvimento”.

O Vice-presidente do IPCB destacou a qualidade e variedade dos eventos científicos organizados pela ESECB e os resultados alcançados pela escola em termos de captação de novos estudantes, “perto de 400 novos estudantes, número que vai ainda aumentar quando terminar a última fase de candidaturas a CTeSP e mestrados”. Nuno Castela elogiou o dinamismo da escola na vertente pedagógica, que tem resultado na oferta de novas formações, e a qualidade e quantidade da produção científica da ESECB e da sua UID SHERU, que no ciclo de avaliação da FCT que se avizinha vai ser uma peça importante na constituição da unidade de investigação SPRINT. “Um caminho de crescimento consolidado, onde o desporto tem papel fundamental”. O dirigente do IPCB terminou a sua intervenção agradecendo a todos os elementos da comissão organizadora e comissão científica do congresso, dando as boas-vindas aos oradores e a todos os participantes.

Com um vasto programa e elevado número de oradores nacionais e internacionais, onde se incluíram conferências, mesas redondas, debates e comunicações livres, foram abordados durante o II Congresso Internacional de Atividade Física diversos temas relacionados com o desporto, desde a motivação para a prática desportiva em jovens e adolescentes, a gerontomotricidade, o desporto adaptado, a pedagogia e psicologia do desporto, passando pelo treino desportivo, a motricidade infantil, o talento desportivo e culturas juvenis, a formação de qualidade e alto rendimento ou o Desporto: Tempos e espaços de inscrição humana.