O Politécnico de Castelo Branco tem a decorrer candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), estando disponíveis 480 vagas distribuídas por 23 cursos.
Os candidatos devem ter o ensino secundário concluído, não sendo necessária a realização de exames nacionais. Este ano letivo, os estudantes residentes no Fundão e em Vila de Rei têm a oportunidade de frequentar, perto de casa, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (em parceria com a IBM/Softinsa) e em Turismo e Hotelaria, respetivamente.

Os CTeSP são cursos de ensino superior com a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses. Após conclusão, os alunos podem prosseguir estudos numa licenciatura, através da candidatura aos Concursos Especiais - Titulares de CTeSP, na qual beneficiam da creditação de formação (equivalência) de algumas disciplinas realizadas. Os estudantes têm acesso aos mesmos apoios sociais dos restantes graus de ensino superior.
As candidaturas decorrem até 27 de agosto, sendo o processo realizado online, em www.ipcb.pt.

Neste momento decorrem também online e até 12 de julho, as candidaturas à 2.ª fase dos Mestrados e de Pós-graduações, bem como as candidaturas a Mudanças de Curso e Reingresso e Concursos Especiais (detentores de CTeSP, de Curso de Especialização Tecnológica (CET) ou de Licenciaturas, bem como para os Maiores de 23 anos).