O Politécnico de Castelo Branco, no âmbito da implementação de práticas e de ações de promoção e sensibilização para a igualdade de género, equidade e diversidade em todas as áreas, aderiu ao Projeto Engenheiras Por Um Dia.

O projeto, iniciativa do governo, visa promover junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

O Projeto conta com 92 entidades parceiras (11 das quais municípios), 58 escolas básicas e secundárias e 20 instituições de ensino superior, entre as quais, o IPCB.

O objetivo da adesão do Politécnico de Castelo Branco é a participação nas iniciativas organizadas pelo Projeto Engenheiras Por Um Dia, na formação e capacitação de mais raparigas e mais mulheres para a área das tecnologias e engenharias.

Para isso, prevê-se a participação do IPCB em iniciativas e atividades práticas de divulgação em escolas secundárias e profissionais da região que aderiram ao projeto, tais como Desafios de Engenharia, Girls In ICT Day, Girls In ICT week , Visitas de Estudo, Ciclo de Workshops virtuais, Laboratórios de Engenharia e Tecnologia, e atividades práticas de engenharia e tecnologia.

Coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e a Ordem dos Engenheiros, o Projeto Engenheiras Por Um Dia já chegou a 12.554 jovens dos ensinos básico e secundário, através de atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.