O Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE) do IPCB reuniu na Sala de Reuniões dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do distrito de Castelo Branco que possuem alunos com Necessidades Educativas Especiais no 12º ano em condições para ingressar no Ensino Superior.
Esta reunião partiu de um convite formalizado às escolas por Carlos Maia, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Estiveram presentes quase todos os responsáveis dos estabelecimentos de ensino secundário do distrito que têm alunos nestas condições. O objetivo da reunião foi a apresentação dos serviços e apoios do IPCB na inclusão destes alunos e manifestar total disponibilidade para questões relacionadas com o ingresso, acesso e acompanhamento dos alunos com NEE. Recorde-se que o IPCB criou o GAENEE em 2015.
Para o presidente do IPCB “a criação deste gabinete era uma pretensão antiga, e constituía um objetivo consagrado no plano estratégico da Instituição para o quadriénio 2015/18 e no meu plano de ação no âmbito da candidatura a presidente do IPCB, uma vez que é muito importante garantir a plena inclusão e a igualdade de oportunidades de todos os alunos que nos procuram. Criado o gabinete e consolidados alguns procedimentos, entendemos que era altura de convidar as escolas secundárias para uma reunião, no sentido de darmos a conhecer o gabinete e trabalho realizado, informação que pode ser determinante na escolha dos alunos na altura de optarem por uma instituição de ensino superior”.
As instituições de ensino superior criaram mecanismos de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, pois a legislação que estabelece as diretrizes de inclusão e apoio é inexistente a partir do 12º ano de escolaridade. Para a coordenadora do GAENEE, “a necessidade deste gabinete surge a partir do momento em que a escolaridade obrigatória é alargada até ao 12º ano, razão pela qual nos chegam cada vez mais estudantes que necessitam de um conjunto de medidas de apoio, com vista à inclusão. Estas medidas compreendem a divulgação, o acolhimento do estudante, acompanhamento durante o percurso académico e orientação no prosseguimento de estudos.”
De acordo com um levantamento efetuado pelo Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais do IPCB, todos os Agrupamento de Escolas e Escolas Secundárias do distrito de Castelo Branco possuem alunos com necessidades educativas especiais, mas nem todos pretendem ingressar no Ensino Superior. Estima-se que cerca de 13 a 20 estudantes estejam em condições de ingressar no ensino superior.