O Politécnico de Castelo Branco obteve um financiamento de 300.000€ para implementação do projeto “REVUP - Recursos e Ambientes Colaborativos de Aprendizagem”, no âmbito da candidatura apresentada ao Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior - Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior.

O projeto tem como objetivo combater o abandono escolar de cada estudante, analisando as suas condições e características no acesso ao ensino superior e fomentando a implementação de um ambiente pedagógico dinâmico, que promova metodologias de aprendizagem ativas e que motivem os estudantes para o trabalho em equipa.

Os estudantes sinalizados vão ser acompanhados através de uma plataforma de tutoria e mentoria, que atua em duas dimensões: o acompanhamento do percurso formativo, com a análise dos resultados intercalares, e o apoio através de mentores, que contribuem para a superação de dificuldades de aprendizagens em conteúdos específicos.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, congratula-se com a aprovação da candidatura liderada pela Vice-presidente Ana Vaz Ferreira e considera que o resultado obtido se deve ao rigoroso trabalho e dedicação colocados em todo o processo de preparação e submissão da candidatura junto da Direção Geral de Ensino Superior. A sua aprovação demonstra o comprometimento da Instituição em melhorar o sucesso escolar dos estudantes e combater o abandono. António Fernandes acrescenta que o REVUP vem reforçar a aposta do Politécnico de Castelo Branco em promover um ensino de qualidade, complementando outras ações em curso como a melhoria nas instalações e a modernização dos equipamentos de apoio às aulas.

O REVUP deverá iniciar ainda no decorrer do presente ano letivo e tem prevista a implementação de um conjunto alargado de atividades, divididas em 4 grandes áreas: criação da plataforma SI.PREVINA, uma ferramenta de predição do abandono escolar; realização de tutorias e mentorias em ambiente físico e virtual; criação de um ambiente de ensino e aprendizagem colaborativo e sustentado por metodologias pedagógicas ativas; atribuição das bolsas “Mentor” e “Caloiro”, que têm como objetivo a motivação para participação dos estudantes no projeto.