O Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma das instituições beneficiadas com a expansão da rede de fibra ótica entre o Entroncamento e a Guarda, recentemente realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da sua unidade FCCN.
A cerimónia de inauguração oficial teve lugar no dia 6 de dezembro, no Instituto Politécnico da Guarda, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Dr. Manuel Heitor.
Esta nova ligação permite que o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda passem a dispor de velocidades de ligação à RCTS em média 20 vezes superiores às que tinham anteriormente. No caso específico do IPCB, a ligação passa de 200 Mbps para 10 Gbps de velocidade. A ligação à Internet em geral sofreu também uma melhoria significativa, que poderá abrir a porta a uma participação mais ativa dos investigadores, docentes e alunos em projetos internacionais que requeiram recursos de transmissão elevados.
A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade – é a rede nacional de investigação e ensino, também designada internacionalmente por NREN (National Research and Education Network), que liga instituições de ensino superior, organizações de investigação e pesquisa científica, observatórios, laboratórios, institutos de pesquisa científica e investigação médica, conservatórios e academias de arte, bibliotecas, museus e outras entidades ligadas à ciência e à educação. Gerida e operada pela FCCN, a RCTS oferece aos investigadores, professores e alunos uma infraestrutura digital de alto desempenho que apoia os projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional.