O novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Turismo e Hotelaria é lecionado em parceria com o Município de Vila de Rei, e  arranca já para o próximo ano letivo 2024/2025.
A nova formação vem reforçar a oferta de cursos do IPCB na área do Turismo, bem como potenciar sinergias de colaboração entre a instituição e o território, proporcionando o acesso a formação superior.
Os futuros diplomados em Turismo e Hotelaria, serão capazes de gerir reservas e alojamento, organizar e efetuar atendimento e receção de clientes com vista a garantir um serviço de qualidade, planificar e organizar abordagens e técnicas de interação com os clientes no sentido de maximizar os efeitos das atividades, coordenar e organizar as operações de comidas e bebidas garantindo a qualidade dos serviços, gerir equipas e operações em agências de viagens, desenvolver operações de gestão em empresas turísticas, bem como gerir e dinamizar produtos, espaços e equipamentos turísticos considerando as boas práticas e legislação aplicável.
Os estudantes que frequentem o novo CTeSP a funcionar em Vila de Rei, terão acesso a diversas vantagens, tais como residência e transporte intra concelhio gratuitos. Mas informações sobre estes e outros benefícios, podem ser obtidas através do email educacao@cm-viladerei.pt.
O curso, aprovado pela DGES, será ministrado pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB, com as aulas a decorrer nas instalações do  CIES – Centro de Instalação de Empresas e Serviços de Vila de Rei. Podendo ainda existir a possibilidade de lecionação do novo CTeSP também na ESGIN-IPCB.
As candidaturas, a este e aos restantes CTeSP’s do Politécnico de Castelo Branco, decorrem online na página do IPCB na internet a partir de 3 de julho,  terminando a 27 de agosto.
Podem candidatar-se todos os titulares do 12.º ano de escolaridade, de um curso profissional de nível 4, ou habilitação legalmente equivalente, ou ainda titulares de um CET ou outro grau de ensino superior. Após conclusão, os alunos podem prosseguir estudos numa licenciatura, através da candidatura aos Concursos Especiais - Titulares de CTeSP, beneficiando de creditação de formação (equivalência) de algumas disciplinas realizadas no CTeSP.
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são cursos de ensino superior com um cariz eminentemente prático, tendo a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses.