O Politécnico de Castelo Branco reforçou a capacidade técnica dos espaços utilizados para a lecionação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), com a aquisição de um conjunto significativo de materiais e equipamentos para os laboratórios e salas onde são lecionadas estas formações.

A aquisição dos equipamentos foi realizada no âmbito do Projeto EquiTEsP (CENTRO-03-5674-FEDER-000002), após a aprovação das candidaturas apresentadas aos avisos Centro-68-2016-01 e POCH-68-2016-01.

Os novos dispositivos permitem aos estudantes ter um contacto ainda mais próximo com o contexto real de aplicação dos conhecimentos que estão a adquirir, reforçando o cariz prático do ensino dos CTeSP.

Os equipamentos estão já ao serviço dos estudantes da instituição, que se encontram a frequentar CTeSP na Escola Superior Agrária (Análises Químicas e Biológicas; Cuidados Veterinários; Energias Renováveis; Produção Agrícola e Proteção Civil), Escola Superior de Artes Aplicadas (Comunicação Audiovisual), Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (Gestão e Produção de Cozinha; Organização e Gestão de Eventos e Restauração e Bebidas) e Escola Superior de Tecnologia (Automação e Gestão Industrial; Desenvolvimento de Produtos Multimédia; Instalações Elétricas e Telecomunicações).

Recorde-se que os CTeSP são cursos de ensino superior com um cariz eminentemente prático, tendo a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses. Após conclusão, os alunos podem prosseguir estudos numa licenciatura, através da candidatura aos Concursos Especiais - Titulares de CTeSP, na qual beneficiam da creditação de formação (equivalência) de algumas disciplinas realizadas no CTeSP. Os estudantes têm acesso aos mesmos apoios sociais dos restantes graus de ensino superior.