A certificação ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi atribuída pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, organismo líder do mercado da certificação em Portugal. A auditoria externa de transição do SGQ para a norma ISO 9001:2015 ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2016, tendo, recentemente, a APCER comunicado ao Politécnico estarem reunidas as condições para a transição do sistema e consequente emissão de documento de certificação ISO 9001:2015.
Carlos Maia, Presidente do IPCB, refere ser “um momento grande satisfação para o IPCB, por três razões fundamentais: em primeiro lugar por refletir o trabalho realizado por docentes e funcionários da instituição, que permitiu a concretização de um importante objetivo para o ano 2016; em segundo lugar porque traduz  o reconhecimento, por parte de uma entidade externa competente, das boas práticas de gestão utilizadas no IPCB; em terceiro por se tratar de um processo de transição da norma ISO 9001:2008 para a norma ISO 9001:2015 que poderia ser efetuado até dezembro de 2018 e é alcançado pelo IPCB em dezembro de 2016, sendo o IPCB uma das primeiras organizações da região a fazê-lo”. Recorde-se que o IPCB é certificado pela norma ISO 9001:2008 desde dezembro de 2010 e, com a publicação da norma ISO 9001:2015, teria, obrigatoriamente de efetuar o processo de transição até final do ano de 2018. Carlos Maia adiantou ainda que “a certificação obtida é o reconhecimento formal de que o Sistema de Gestão do IPCB se encontra consolidado e em conformidade com os padrões internacionais de certificação”.
Na auditoria externa realizada pela APCER foram auditados todos os processos e serviços no âmbito da certificação do SGQ: realização dos processos de gestão, de avaliação e melhoria e dos serviços de ação social e órgãos e serviços de apoio à gestão.
A Equipa Auditora sublinhou a capacidade do sistema de gestão da qualidade para atingir os resultados pretendidos, mostrando que o IPCB tem capacidade para fornecer, de modo consistente os seus serviços, cumprindo com os requisitos dos seus clientes bem como os legalmente aplicáveis, assim como alcançar os objetivos da qualidade a que sistematicamente se propõe. Como pontos fortes, foi mencionado a liderança e compromisso da Presidência do IPCB, o envolvimento dos colaboradores auditados no controlo e melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo IPCB, assim como a forte cultura organizacional da instituição.

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