“Partilhar o conhecimento, globalizando a formação” é a frase que serve de mote ao programa de comemorações do quadragésimo aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o qual inclui uma série de atividades de âmbito geral, de caráter técnico-científico ou direcionadas para a comunidade, a realizar ao longo do ano.

Em novembro e dezembro de 2019 decorreram as primeiras iniciativas previstas, com duas atuações do Coro Autêntico da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) no Natal Branco, evento promovido pela autarquia albicastrense, e a realização das primeiras Jornadas Profissionais do IPCB, onde se procurou reconhecer a importância dos colaboradores das carreiras administrativas e técnicas. Neste período foi ainda assinalado o décimo aniversário do Repositório Científico do IPCB, plataforma que visa promover o conhecimento e a produção científica e técnica da instituição.

Já em 2020, o programa prossegue no mês de abril, com o lançamento do concurso “Um por todos. Todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o Ambiente?”, que decorrerá a distância, em ambiente virtual.  Direcionada para as escolas do ensino básico e secundário do distrito de Castelo Branco, trata-se de uma competição levada a cabo em parceria com autarquias da região, a qual culmina, previsivelmente, num peddy-paper temático e na entrega de prémios aos grupos vencedores no final do Verão. Os participantes deverão sugerir soluções criativas e práticas para os problemas identificados no seu bairro ou localidade, apresentando a ideia em suporte digital e num vídeo de até cinco minutos.
Encontra-se igualmente prevista a realização de uma ação ambiental de limpeza nas margens da ribeira do Enxarique, junto ao rio Tejo, em data ainda a definir, para a qual serão mobilizadas as escolas do concelho de Vila Velha de Ródão e a comunidade IPCB.

Segue-se, entre 14 e 18 de setembro, uma ação de voluntariado em instituições de solidariedade social, a cargo dos alunos, funcionários e docentes do IPCB que se disponibilizem para o efeito.
A 30 de setembro, e feita a retrospetiva das quatro décadas de atividade na instituição, as escolas do IPCB acolhem um encontro técnico-científico com sessões e painéis temáticos nas áreas de conhecimento de cada unidade orgânica. Serão desenvolvidos esforços para que a participação no evento possa ocorrer na modalidade presencial e também usando metodologias de participação a distância.
De 6 a 9 de outubro é a vez da semana da internacionalização, onde se incluem a apresentação das entidades visitantes, o intercâmbio de atividades em curso ou a realização de palestras.
Por fim, a 28 de outubro, dia do IPCB, a cerimónia alusiva ao 40.º aniversário da instituição remata o programa oficial, depois do concerto na véspera com a Orquestra Sinfónica da ESART, e do jantar comemorativo, agendado para 23 de outubro.

É importante sublinhar que, na sequência do esforço nacional de contenção da pandemia COVID-19, e em concordância com as orientações da Direção Geral de Saúde e do Governo de Portugal, as datas para a realização das atividades têm sido ajustadas e algumas iniciativas adaptadas para modalidade de realização a distância, através de ambientes virtuais.