660 novos estudantes foram colocados no Politécnico de Castelo Branco na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) de 2022, tendo 74% escolhido o IPCB como 1ª opção na candidatura, dados muito demonstrativos da vontade de os estudantes ingressarem no IPCB. Importa ainda referir que 11 licenciaturas preencheram todas as vagas na 1ª fase do CNA.

O IPCB surge claramente destacado, ocupando a 4.ª posição das instituições (politécnicos e universidades) que mais aumentaram o número de novos estudantes colocados. Regista-se um aumento de 14%, muito superior ao aumento de 0,7% a nível nacional ou de 6% a nível das regiões com menor procura e menor pressão demográfica (onde estão incluídas 17 instituições), num ano onde o número de candidatos diminuiu 3,9% face à mesma fase do ano anterior. Recorde-se que na 1ª fase do CNA de 2021 foram colocados 578 novos estudantes no IPCB.

Só nas licenciaturas, o IPCB já conta com mais de 1120 novos estudantes colocados, estando assegurado o funcionamento de todas as licenciaturas, com previsível ocupação plena de vagas. Aos 660 novos estudantes colocados através da 1ª fase do CNA acrescem 60 novos estudantes do Concurso Local da Escola Superior de Artes Aplicadas e mais de 400 novos estudantes colocados também nas licenciaturas através dos concursos especiais (maiores de 23 anos; titulares de diploma de especialização tecnológica; titulares de diploma de curso técnico superior profissional; titulares de outros cursos superiores; estudante internacional; titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados).

António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se muito satisfeito com os resultados obtidos na 1ª fase do CNA e aguarda com expectativa os resultados da 2ª fase, habitualmente generosa para o IPCB. Sublinha que o aumento substancial do número de novos estudantes colocados no IPCB, num ano em que diminuiu o número nacional de candidatos, e o destaque do IPCB, tanto a nível nacional, como nas regiões do interior com menor procura, são motivos de regozijo para toda a comunidade académica que os saberá interpretar com renovada atitude.

Para além dos novos estudantes colocados nas licenciaturas, o IPCB já conta com 206 novos estudantes colocados em 11 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), bem como 293 novos estudantes colocados em 16 mestrados. Tanto para os CTeSP como para os mestrados haverá uma 2ª fase de candidaturas, pelo que as vagas ainda sobrantes tenderão a ter ocupação plena.