O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Portuguese Software Testing Qualifications Board (PSTQB) estabeleceram um protocolo de colaboração que tem como objetivo promover a formação e certificação do corpo docente e restante comunidade académica, com vista à obtenção da certificação na área de Testes de Software atribuída pela PSTQB.

O estabelecimento deste protocolo permite a criação de programas entre os alunos e as empresas associadas à PSTQB, proporcionando aos recém-licenciados um primeiro contacto com o mercado de trabalho na área de testes de software.

A parceria pressupõe ainda a adequação dos planos curriculares de alguns cursos ministrados no IPCB (Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), licenciaturas ou mestrados e pós-graduações) e o eventual desenvolvimento de novas ofertas formativas, melhorando a adaptação do perfil de formação dos graduados do IPCB às necessidades da PSTQB.

O IPCB e a PSTQB acreditam que desta forma será possível valorizar o currículo e facilitar o acesso dos jovens à formação e a certificações reconhecidas internacionalmente, contribuindo para o aumento do número de certificações na área de testes de software.

Pretende-se também despertar a consciência para novas saídas profissionais e contribuir para o aumento do número de diplomados com competências nesta área, combatendo a escassez de profissionais em Portugal.