O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias assinou no dia 24 de fevereiro um protocolo de colaboração com a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos nas 1.as Jornadas da Qualidade da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) que decorreram no Auditório Coménius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
O protocolo foi assinado na sessão de encerramento das Jornadas pelo Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Carlos Maia, pela Diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Paula Sapeta, e pela Presidente da Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos, Edna Gonçalves, em representação do Ministro da Saúde.
À Comissão Nacional de Cuidados Paliativos compete coordenar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos e estabelecer orientações estratégicas e técnicas no domínio da formação contínua e específica dos diversos grupos de profissionais e voluntários a envolver na prestação de Cuidados Paliativos. No âmbito do protocolo, a ESALD e o Ministério da Saúde comprometem-se a colaborar e manter um diálogo de interesse recíproco, na formação pré-graduada, na formação pós-graduada, na investigação em cuidados paliativos e em qualquer outra área, relevante.
Carlos Maia mostrou-se “satisfeito com a assinatura do protocolo e pelo facto da Comissão Nacional ter escolhido a ESALD para seu parceiro, o que significa mais um reconhecimento público do trabalho que tem vindo a ser efetuado nesta escola do IPCB nesta área”. O presidente do IPCB recordou ainda o “papel determinante de Paula Sapeta, atual diretora da ESALD, que desde cedo definiu esta área como a sua orientação científica nela tendo desenvolvido as suas investigações e efetuado formação avançada, o que levou a que a ESALD tivesse sido a primeira escola a nível nacional a incluir nos planos curriculares da licenciatura em enfermagem conteúdos de Cuidados Paliativos.” Recorde-se que a ESALD tem também, desde 2005, formação pós-graduada em Cuidados Paliativos, estando a decorrer no presente ano letivo a 6ª edição do Mestrado.
A Diretora da ESALD, Paula Sapeta, adianta que este “curso de Mestrado contribuiu para a formação de um total de 208 profissionais de saúde, dos quais 121 são da região de Castelo Branco, de todas as áreas profissionais, medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, entre outras, o que em muito favoreceu a maior sensibilidade e preocupação com a qualidade de cuidados prestados e a qualidade de vida de doentes crónicos avançados”. Além de continuar a formação pré e pós-graduada, “o compromisso futuro passa por incrementar a investigação e a formação contínua de outros profissionais, e ainda a realização de projetos conjuntos com as instituições de saúde, na assessoria e pareceres técnicos, a realização de cursos, seminários, simpósios e conferências”.