O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Universidade de Aveiro (UA), a Universidade da Beira Interior (UBI), o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Instituto de Telecomunicações (IT) e a TICE.PT, integram o consórcio do Centro de Competências em Cibersegurança, vencedor para a zona centro.
O consórcio agora vencedor é um dos sete centros de competências a nível nacional, desenvolvidos no âmbito da C-Network.
Liderado pela Universidade de Aveiro, e operacionalizado em coordenação com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o centro será desenvolvido até 2026, no âmbito do projeto C-Network, e pretende promover o desenvolvimento e inovação em cibersegurança, bem como fornecer auxílio na sua resposta a incidentes, assim como aos desafios colocados pelo novo quadro regulatório.
Este projeto procura contribuir, de forma significativa, para o aumento da resiliência e cibersegurança das infraestruturas tecnológicas em Portugal, estimando atingir diretamente cerca de 2000 entidades, sendo que perto de 400 serão abordadas pelo Centro de Competências em Cibersegurança da zona Centro (CCC-Centro), pela sua localização geográfica.
O CCC-Centro irá igualmente prestar serviços de apoio às organizações da região, ajudando-as a qualificar os seus quadros através de ações dedicadas, como a C-Academy.
O consórcio reúne algumas das principais instituições ligadas ao ensino e investigação da região Centro na área da informática, telecomunicações e cibersegurança. Estas instituições do consórcio possuem uma vasta experiência na investigação, desenvolvimento e inovação na área, bem como na formação de profissionais qualificados.
Aliado a este consórcio, juntam-se as comunidades intermunicipais da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Leiria, Médio Tejo e da Região de Aveiro, assim como cerca de 20 associações empresariais e cerca de 30 municípios e empresas relevantes para a cibersegurança da zona centro. Durante a execução deste projeto, pretende-se ampliar estas ligações a muitas outras associações, comunidades, municípios e entidades privadas.
A criação do CCC-Centro é um passo crucial no aumento da maturidade em cibersegurança da região Centro, garantindo a proteção de empresas, instituições e cidadãos contra as ameaças cibernéticas cada vez mais complexas. A união de forças entre politécnicos, universidades, empresas e comunidades locais, é fundamental para construir um futuro digital mais seguro e resiliente para a região.
O lançamento das atividades dos diversos centros de competências decorreu no âmbito da 10.ª edição da conferência C-DAYS, evento de referência nacional na área da cibersegurança, que se realizou no Convento de São Francisco em Coimbra.