Decorreu nos dias 24, 25, 26 e 27 de maio, em Ponte de Sor, a segunda edição do Portugal Air Summit 2018, evento único no país que reúne entidades da aviação tripulada e não tripulada de todo o mundo.
Compreendendo a importância, atual e futura, desta nova tecnologia, o IPCB, no âmbito do seu Curso Técnico Superior Profissional em Fabrico e Manutenção de Drones, marcou presença com um stand promocional. Houve oportunidade para divulgar a oferta formativa, e demais serviços do IPCB às camadas mais jovens, com especial ênfase ao CTeSP em Fabrico e Manutenção de Drones.

No decorrer dos 4 dias da iniciativa, foram efetuados contatos para parcerias com a indústria, de onde se destaca a Tekever, maior fabricante de aeronaves não tripuladas que exporta 90% da produção para vários continentes; com outros Politécnicos; com a APANT (Associação Portuguesa de Aeronaves não Tripuladas); a Quasar Human Capital, idD (Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais) e a AED (Portuguese Cluster of Aeronautics, Space and Defense Industries).

O Portugal Air Summit 18 serviu para o IPCB, junto dos elementos mais relevantes da Industria, Serviços, Formação e Ensino do sector da aviação, reafirmar que também é parte do futuro do sector aeronáutico nacional.
Para além da mostra de aeronaves e equipamentos e airshows, houve um preenchido programa de conferências, onde se debateram e analisaram as tendências e o futuro no sector aeronáutico, no âmbito do transporte e trabalho aéreo, construção e manutenção de aeronaves, seus componentes e equipamentos, handling, fornecimento e prestação de serviços relacionados com a aviação, ensino e formação profissional.
De acordo com as palavras do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, pretendeu-se fomentar a divulgação nacional e internacional do setor aeronáutico português, estabelecendo, definitivamente, Portugal como um “major player” no panorama internacional da indústria da aviação.
Com um crescente número de aplicações, os RPAS (Remotely Piloted Aircraft System), vulgo drone, têm vindo a ganhar uma cada vez maior importância económica e a substituir outras tecnologias em vários campos, com destaque para a agricultura, fotografia, proteção civil, construção civil, inspeção de infraestruturas e vigilância.

Partilhe