Presidência e Serviços Centrais

Código DGES: 
0
E-mail: 
ipcb@ipcb.pt

30/05/2023- Daniela Afonso

Extrato:
Por despacho do Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 29 de dezembro de 2022, foi celebrado contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, como assistente técnica, com a trabalhadora Daniela Catarina Dias Afonso, para o Instituto Politécnico de Castelo Branco, posicionada na 1ª posição remuneratória da respetiva categoria e carreira e no 7º nível remuneratório.
 

Ricardo Vieira, aluno do 3º ano da Licenciatura em Música – variante violino da classe dos professores Augusto e Alexandra Trindade da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi selecionado para o Aurora Classic Festival and Masterclasses.
A seleção para este Festival foi realizada através de um concurso internacional por vídeo, no qual Ricardo Vieira apurou-se para frequentar as Masterclasses e integrar o Aurora Classic Festival que terá lugar na primeira semana de novembro na Suécia.
O Aurora Classic Festival dá a oportunidade a jovens músicos (dos 18 aos 30 anos) de contatarem artistas e professores de renome internacional, onde poderão trabalhar não só a solo, como também em orquestra e música de câmara. Além disso, permite estabelecer contatos profissionais que poderão ser fundamentais para o futuro destes jovens instrumentistas.
A organização convida todos os anos cerca de 400 músicos profissionais de mais de 40 países diferentes entre eles, Kent Nagano, Vitor Tretiakov, Ivry Gitlis, Nuboko Imai, Maxim Rysanov, Mischa Maisky, Gary Hoffman, Joel Quarrington, Konstantin Bogino, Barbara Hendricks.

Partilhe

Cinco robôs, construídos no Laboratório de Robótica, estiveram presentes no dia 29 de setembro no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.
Os robôs demonstraram três áreas importantes: educação com robótica, robôs de companhia; interação humano-robô. A robótica é uma área tecnológica emergente e, nesse sentido o laboratório de robótica da EST/IPCB tem desenvolvido vários protótipos, ferramentas e tutoriais, para a construção e programação de robôs ao longo dos anos. Todas as atividades estão centralizadas no projeto ROBOT@ESCOLA – “Escola de Robótica” (http://escoladerobotica.ipcb.pt/), e vão desde o ensino básico (mais recentemente) até ao ensino superior.
Robôs de Companhia, comandados por smartphone, que podem realizar tarefas de busca e salvamento, foram também demonstrados. Os mesmos robôs de companhia foram igualmente apresentados como robôs autónomos, para realizar tarefas pré-definidas pelo utilizador, como por exemplo seguir uma pessoa em casa, e/ou realizar um determinado percurso numa casa.
Durante a noite, o público que visitou o Pavilhão do Conhecimento, interagiu com os robôs. Nas demonstrações realizadas ao público participaram os representantes dos investigadores do laboratório: Professor Paulo Gonçalves e alunos, Bernardo Lourenço, Mickael Dias, Samuel Santos que apresentaram também outros trabalhos de investigação em curso no laboratório.

Partilhe

O Instituto Politécnico de Castelo Branco apresentou os estudantes atletas da instituição, nomeadamente a equipa de futebol federado, que pelo segundo ano consecutivo disputa a Liga Bricomarché da Associação de Futebol de Castelo Branco, assim como a equipa de Râguebi e praticantes de modalidades individuais: Orientação, BTT, Judo e Ténis de Mesa, que irão representar o IPCB nos Campeonatos Nacionais Universitários (FADU). 
Para o Presidente do IPCB, Carlos Maia, a iniciativa é a concretização de uma pretensão antiga da instituição, salientando que permitirá “ajudar a complementar a formação dos nossos alunos, através de uma formação integral. Para além das competências científicas resultantes da frequência dos cursos que cada aluno escolheu, a prática do desporto em representação da Instituição permite a criação de um espírito único, em que não interessam apenas as vitórias, mas também o convívio, a entreajuda, o respeito, a solidariedade e a partilha”. O Presidente da Instituição referiu ainda que a participação da equipa de futebol no campeonato distrital é uma iniciativa única no ensino superior em Portugal, e concluiu expressando “total apoio do IPCB no desenvolvimento deste processo, que é marcante para a instituição”.
Rui Paulo, Coordenador do Desporto do IPCB e da licenciatura em Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Educação do IPCB, agradeceu ao Presidente da instituição, referindo o “apoio incansável ao projeto”, e aos atletas que “sempre demonstraram determinação em vestir a camisola da instituição”, referiu. Rui Paulo agradeceu ainda aos treinadores das equipas, João Paulo Matos no futebol, Marco Batista no Râguebi e Ana Hormigo no judo, pelo trabalho desenvolvido.
O apoio do IPCB foi também opinião unânime entre os treinadores das equipas presentes, que destacaram o estímulo para a prática regular e sistemática de desporto na instituição. Ana Hormigo, treinadora de judo, manifestou a sua satisfação pelo desafio lançado para abraçar a modalidade no IPCB, que na sua opinião permite “aos atletas conciliar a escola com o desporto”, tendo deixado o repto para a criação do Núcleo de Judo do IPCB e aumentar assim o número de praticantes da modalidade. João Paulo Matos, treinador da equipa de futebol, traçou como objetivo a melhoria da classificação da época anterior, referindo o “empenho, assiduidade e aplicação dos atletas nos treinos e na preparação dos jogos”. Marco Batista, treinador de Râguebi e ex-aluno do IPCB, começou por se referir ao IPCB como “instituição que me deu muito boa formação”, tendo de seguida traçado como objetivo a presença na fase final do Campeonato Nacional Universitário, e destacado o regresso da instituição a uma modalidade que praticou na Escola Superior Agrária do IPCB, e que conta já “com alunos de várias escolas do IPCB”.
A sessão terminou com a entrega, por parte do coordenador do desporto, de uma camisola ao presidente do IPCB, como forma de agradecimento pelo apoio que tem sido dado ao projeto.

Partilhe

Pela primeira vez em Portugal, as agências Erasmus+ Educação e Formação e Erasmus+ Juventude em Ação, que gerem a implementação do Programa Erasmus+ em Portugal, realizaram uma sessão de entrega de prémios de boas práticas. Os Projetos Erasmus+ nas áreas da Educação, Formação e Juventude, são premiados pela sua qualidade, inspirando outras organizações e potenciando o impacto do Erasmus+ na vida das organizações e dos jovens portugueses e, por essa via, na construção da Europa.
De todos os projetos Erasmus+ na área do Ensino Superior foram galardoados apenas dois: O projeto “Consórcio ErasmusCentro”, coordenado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e um Projeto Individual da Universidade Nova de Lisboa.
O Prémio foi entregue no passado dia 21 de setembro no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, com a presença do Reitor da Universidade do Minho e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), da Diretora da Agência Nacional Erasmus para a Educação e Formação, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e do Diretor da Agência Nacional ERASMUS+ JA.
O Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais (GRI) do IPCB, João Pedro Luz, recebeu o prémio em representação do Presidente do IPCB.
Para Carlos Maia “constitui uma grande satisfação e um forte incentivo para o IPCB ser uma das duas únicas instituições de ensino superior a serem distinguidas. O prémio traduz o reconhecimento da qualidade do trabalho efetuado e é o resultado da dedicação e empenho que os docentes e colaboradores colocam diariamente na realização das suas atividades. É muito gratificante para todos ser apontado por uma entidade imparcial como exemplo e fonte de inspiração para outras instituições.”

Partilhe

O Coro Autêntico da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB realiza no próximo dia 1 de outubro, pelas 15:00 horas, um concerto na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, dirigido pelo maestro Gonçalo Lourenço, com apresentação de obras do arquivo musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.
O concerto integra-se no projeto Autêntico e surge como resultado de um trabalho de investigação realizado por José Raimundo no Arquivo de Música da Casa de Bragança. Foram transcritas e estudadas as obras de alguns dos mais ilustres compositores que passaram pela Capela dos Duques de Bragança em Vila Viçosa, na Sé de Évora ou de Portalegre, entre os finais do séc. XVI e princípio do séc. XVII. A interpretação procura enquadrar as obras na sua época, dado o seu caráter intimista e funcional.
Trazer a público compositores como António Pinheiro, Roberto Tornar, Mateo Romero, Duarte Lobo, António Pinheiro, entre outros, é tornar mais compreensível aos nossos dias a prática religiosa e a organização social de uma época. A riqueza do património musical português deste período merece ser conhecida, como elemento imprescindível ao entendimento da história da música em Portugal.
O evento incluirá ainda o lançamento de um CD e a edição das obras em partituras, e tem como objetivos preservar e divulgar a produção musical desses compositores, valorizando assim um património português reconhecido internacionalmente.

Partilhe

Páginas