O Instituto Politécnico de Castelo Branco marcou presença no Fórum Internacional da Guiné-Bissau – A Força do Poder Local, organizado pela Câmara Municipal de Bissau com o objetivo de promover iniciativas económicas, de inovação, de cultura, de turismo, educação, saúde, novas tecnologias e do reforço do processo democrático como instrumento de desenvolvimento e de luta contra a pobreza.

A iniciativa contou com a presença de membros de governo, autarcas e diplomatas. A comitiva portuguesa foi recebida pelo Presidente da República e pelo Primeiro Ministro da Guiné-Bissau e incluiu, para além do Presidente do IPCB, representantes do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, da Escola Profissional do Fundão, das autarquias de Castelo Branco, Braga, Fundão, Lisboa e Oeiras e da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Para além das intervenções formais, o programa contemplou um conjunto de visitas de trabalho a empresas e instituições locais, um espetáculo cultural e um espaço de networking informal.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, apresentou na sua intervenção a oferta formativa e condições de ensino-aprendizagem disponibilizadas aos estudantes do Politécnico de Castelo Branco, assim como o sistema de ensino superior português, com particular enfoque no subsistema politécnico.

No final, foram reafirmados os compromissos de desenvolver canais de cooperação nos domínios de interesse mútuos, promover a troca de experiências e a transferência de conhecimento, apoiar o desenvolvimento de capacidades da Câmara Municipal de Bissau e a Guiné Bissau na implementação das autarquias locais no país e ainda promover ações de formação profissional e técnica para capacitação de recursos humanos.