Mais de 1500 estudantes internacionais candidataram-se este ano para frequentar uma licenciatura no Politécnico de Castelo Branco, tendo ficado preenchidas 166 das 167 vagas disponíveis na primeira fase de candidaturas. Apesar do aumento de vagas, a taxa de colocação é este ano mais elevada, subindo dos 91% em 2023 para mais de 99% em 2024.

A procura por mestrados aumenta também em 2024, estando já colocados 48 estudantes face aos 41 colocados na mesma fase de candidaturas em 2023.  O número deverá ainda aumentar, uma vez que estão em análise os processos de estudantes colocados condicionalmente e está prevista a abertura de uma 2.ª fase de candidaturas.

O Presidente do IPCB considera que estes resultados são demonstrativos da boa imagem externa da instituição e da forte aposta que vem sendo feita na internacionalização do Politécnico de Castelo Branco, mostrando-se satisfeito pelo aumento do número de colocados, apesar das limitações impostas pelo Despacho de fixação de vagas da tutela, cujo cumprimento implica a limitação de vagas no IPCB. António Fernandes acrescenta que a evolução do IPCB passa necessariamente pela sua internacionalização, reiterando o compromisso de continuar a alargar a rede de parceiros internacionais da instituição e de marcar presença em eventos de promoção internacional do ensino superior politécnico em Portugal.

Os PALOP continuam a ser os principais países de origem dos candidatos, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau ou Moçambique, estando, no entanto, colocados estudantes de outras proveniências geográficas como a China, Equador, Índia ou Nigéria.

Curso Pré-Universitário IPCB 2024

Também no contexto internacional, um grupo de 35 estudantes sul-americanos estão a frequentar no IPCB um Curso Pré-Universitário, iniciativa que decorre entre os meses de abril e junho e tem como objetivo a preparação dos estudantes para a frequência do ensino superior em Portugal, assim como dar-lhes a conhecer a cultura e costumes do nosso país.

Para além da componente letiva, que conta com a colaboração académica de docentes de todas as escolas do IPCB, o curso inclui um conjunto de atividades desportivas e de integração, nomeadamente visitas de estudo com outros grupos de estudantes, aulas partilhadas de espanhol e interação com mentores portugueses (“padrinhos” e “madrinhas”), contribuindo para uma boa integração do grupo.

O curso resulta de um protocolo entre o IPCB e a Estudar Portugal e funciona na Escola Superior de Educação, no âmbito do CILCE – Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação do IPCB.