O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) recebeu o certificado de conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001:2015, atribuído pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, organismo líder do mercado da certificação em Portugal. O certificado, que abrange a realização dos processos de gestão, de avaliação e melhoria e dos serviços de recursos humanos, académicos e de ação social, e órgãos e serviços de apoio à gestão, é o reconhecimento formal de que o Sistema de Gestão da Qualidade do IPCB se encontra consolidado e em conformidade com os padrões internacionais de certificação.
Carlos Maia, Presidente do IPCB, classificou o momento de grande simbolismo e importância para a instituição, salientando três razões fundamentais: em primeiro lugar por refletir o trabalho realizado por docentes e funcionários da instituição, que permitiu a concretização de um importante objetivo para o ano 2016; em segundo lugar porque traduz  o reconhecimento, por parte de uma entidade externa competente, das boas práticas de gestão utilizadas no IPCB; em terceiro por se tratar de um processo de transição da norma ISO 9001:2008 para a norma ISO 9001:2015 que poderia ser efetuado até dezembro de 2018 e foi alcançado pelo IPCB em dezembro de 2016. Recordou ainda que a formação ministrada aos “Donos” e Responsáveis de Serviço, aos Interlocutores do SGQ nas Escolas, e aos Auditores da Qualidade, foi totalmente realizada com recursos internos.
O certificado foi entregue por Dora Gonçalo, adjunta do CEO da APCER, que manifestou estar muito satisfeita em participar num momento tão importante na vida de uma instituição.
Para Dora Gonçalo, a decisão do IPCB em certificar a qualidade, especialmente nesta fase de transição da norma, é altamente meritória e traduz o empenho da instituição em manter a qualidade dos seus serviços, revelando uma capacidade e profissionalismo bem vincados, “são mais de 7300 os certificados emitidos pela APCER, o que demonstra a importância da certificação”.
Num momento em que se fala de qualidade do ensino, Dora Gonçalo afirma que seria importante que o “investimento do IPCB na qualidade fosse tomado como exemplo a seguir por outras instituições do nosso país e, em particular, do sistema educativo em Portugal” e que “a certificação representa uma ferramenta que deverá contribuir para a eficácia da gestão e para a melhoria contínua dos serviços que são prestados”.
No final da cerimónia, foi efetuado pelo Presidente do IPCB um agradecimento a todos os docentes, não docentes e alunos da instituição, pelo trabalho e empenho em mais um objetivo atingido.