Luís Manuel do Carmo Farinha, professor adjunto na Escola Superior de Gestão do IPCB e membro da Equipa de Apoio ao Presidente do IPCB foi designado Vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A tomada de posse teve lugar no dia 22 de junho, tendo o Presidente do IPCB, António Fernandes, desejado a Luís Farinha boa sorte para as novas funções e agradecido a disponibilidade manifestada num momento de desafios particularmente exigentes para o IPCB, no contexto de iniciativas a desenvolver no curto prazo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Luís Farinha é doutorado em Gestão pela Universidade da Beira Interior, com tese defendida na área das redes de inovação, empreendedorismo e competitividade - “Innovation and Entrepreneurship Networks as Global Competitiveness Drivers”, mestre e licenciado em Gestão de Empresas, tendo ainda concluído o Programa Avançado de Gestão para Executivos na Universidade Católica Portuguesa, sendo investigador integrado no NECE – Research Center in Business Sciences/UBI.

Tendo desempenhado funções de docente em diferentes Instituições de Ensino Superior, exerceu entre 1998 e 2014 vários cargos na área empresarial e industrial. Em nomeação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, assume o cargo de Vice-Presidente da Inovcluster e de Presidente do Conselho Fiscal da CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar em Castelo Branco. Participa como avaliador de projetos pela ANI – Agência Portuguesa de Inovação e integra a Rede Nacional de Mentores da Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação. É cofundador e Presidente da Regional HELIX, Conferência Internacional sobre inovação, empreendedorismo e competitividade territorial, uma marca registada do IPCB.

Ingressou no IPCB como Assistente Convidado em 2010, tendo lecionado nas áreas de empreendedorismo e gestão na Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Artes Aplicadas, Escola Superior de Tecnologia e na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, onde atualmente é professor adjunto. Foi coordenador da licenciatura em Gestão na ESGIN, onde também integrou o Conselho Técnico-Científico e Conselho Pedagógico.