A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESGIN-IPCB) foi anfitriã de uma ação de formação subordinada ao tema “Carne de Coelho - Como a vais cozinhar hoje?”, com o apoio da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Embora a carne de coelho tenha um papel significativo na dieta mediterrânica tradicional, o seu consumo tem vindo a decrescer nos últimos anos, em especial na Península Ibérica. Para reverter esta tendência, a ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e a INTERCUN – Organizacion Interprofisional Cunicola lançaram recentemente uma campanha de promoção ao consumo de carne de coelho em Portugal e Espanha.

Esta ação de formação, que teve como foco os benefícios nutricionais do coelho e suas diferentes utilizações, foi exemplificada através de um showcooking pelas mãos do Chef Hélio Loureiro, onde foram apresentadas as diferentes potencialidades da utilização da proteína da carne de coelho e o papel que ela tem numa dieta alimentar versátil e equilibrada. Foram também abordadas as diferentes formas de potenciar e relacionar os conhecimentos da carne de coelho com a nutrição.  A receita escolhida foi o Arroz de Coelho com Espargos e Boletos.

O Chef Hélio Loureiro tem atualmente um programa na RTP1 intitulado “Nutriciência”, onde dá a conhecer o valor da gastronomia portuguesa em equilíbrio com a nutrição.

Para os alunos presentes foi uma experiência inesquecível, diversificada e enriquecedora, onde aprofundaram os conhecimentos sobre a área da sua formação académica.