O III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais (CNPAM2022) realiza-se nos dias 24 a 25 de março, na Escola Superior Agrária do IPCB (ESACB-IPCB), seguido de um Encontro de Produtores, no dia 26, com visitas a empresas do setor na região. A iniciativa tem organização da Associação Portuguesa de Horticultura, em colaboração com a ESACB-IPCB e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI).

Várias dezenas de investigadores vão apresentar trabalhos científicos sobre inovação, uso terapêutico e medicinal das plantas aromáticas e medicinais (PAM) e outras aplicações desta flora tão diversificada e extremamente rica que existe em todo o país. Da gastronomia ao seu uso como agentes de controlo natural de pragas na agricultura, à cosmética e à medicina, são inúmeras as aplicações e as potencialidades de valorização das PAM.

Um estudo de âmbito nacional, que será apresentado na abertura do colóquio, revela que o setor das plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM) é jovem e qualificado, as áreas de produção são de pequena dimensão e a maioria dos produtos – infusões, condimentos, entre outros - estão certificados como biológicos.

A Cannabis medicinal, espécie cultivada que tem atraído avultado investimento nacional e estrangeiro a Portugal, será tema de uma apresentação pelo INFARMED, entidade que nos últimos anos licenciou 18 empresas de produção cannabis medicinal.

No Encontro de Produtores, dia 26 de março, serão realizadas visitas a empresas do setor na região (Ervas da Zoé e Sementes Vivas) e aos campos experimentais e laboratórios da ESACB-IPCB e do CBPBI, onde as PAM são objeto de investigação com vista à valorização dos recursos endógenos da Beira Baixa. Este Encontro é realizado no âmbito do projeto COOP4PAM-Cooperar para crescer no setor das plantas aromáticas e medicinais.

Programa e inscrições disponíveis em: https://aphorticultura.pt/cnpam2022  

Partilhe