O Politécnico de Castelo Branco tem abertas candidaturas para um conjunto de microcredenciações, formações breves especializadas com duração até 60 horas, nas áreas de Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, lecionadas maioritariamente em horário pós-laboral e de forma condensada.

As formações são lecionadas no âmbito da Rede Politécnica A23 (A23 Polytechnic Network), estando previsto para o próximo ano letivo o funcionamento dos seguintes cursos:
  • Fogo Controlado;
  • Fogo de Supressão;
  • Linguagens Web;
  • Design de Interfaces;
  • Programação;
  • Projeto de Base de Dados;
  • Proteção e Segurança em Edifícios;
  • Testes de Software.
As candidaturas decorrem até 22 de julho, podendo toda a informação ser consultada na página do IPCB na Internet (www.ipcb.pt).

Os estudantes beneficiam da atribuição de bolsas, cujo montante varia de acordo com o número de cursos frequentados, e ainda prémios de mérito para incentivo ao ingresso de estudantes do sexo feminino nas áreas STEAM (ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática).

Trata-se de uma oportunidade para melhorar as competências e produtividade dos trabalhadores que desempenham funções em empresas nas áreas mencionadas, constituindo-se estes como os principais destinatários destas formações.

A Rede Politécnica A23 é um consórcio liderado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e integra os Politécnicos da Guarda e de Tomar. O projeto visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, foi aprovado no âmbito do aviso 01/ 2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e procura dar resposta aos dois programas previstos no aviso da candidatura: Programa Impulso Jovem para as áreas STEAM e Programa Impulso Adultos.