Vasco N. G. J. Soares e João M. L. P. Caldeira, docentes da ESTCB-IPCB e investigadores do Instituto de Telecomunicações, são editores convidados de um número especial da revista científica internacional “Information”, dedicado ao tema “Blending Artificial Intelligence and Machine Learning with the Internet of Things: Emerging Trends, Issues and Challenges”. A equipa de editores inclui o Prof. Dr. Bruno Bogaz Zarpelão da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil, e o Prof. Dr. Jaime Galán-Jiménez da Universidad de Extremadura, Cáceres, Espanha.

A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, IoT) continua a revolucionar o mundo. No entanto, a recolha, processamento e análise dos dados é difícil devido ao volume de dados que flui de biliões de dispositivos IoT. A inteligência artificial pode desempenhar aqui um papel determinante, uma vez que pode compreender e extrair informação dos dados. A aprendizagem automática pode detetar padrões e anomalias nos dados obtidos a partir de dispositivos IoT. Como resultado, redes e dispositivos podem aprender com decisões anteriores, prever atividade futura, e melhorar continuamente o seu desempenho e capacidade de decisão.

Esta edição especial visa reunir investigadores e cientistas para apresentar as mais recentes experiências, descobertas e desenvolvimentos em matéria de integração da inteligência artificial e da aprendizagem automática com a Internet das Coisas.

A publicação da editora MDPI é indexada na base de dados SJR.

Para mais informações e submissão de contribuições, consultar a hiperligação https://www.mdpi.com/journal/information/special_issues/00Z5T626DA.