O Politécnico de Castelo Branco realiza, nos dias 14 e 15 abril, as Jornadas Ibéricas de Proteção Civil, que decorrem na Escola Superior Agrária do IPCB.
O evento, de grande interesse regional, pretende ser um espaço de encontro entre alunos e profissionais do sector da Proteção Civil, tendo por objetivo a partilha de conhecimentos e experiências, com especial foco na exploração de tecnologia e difusão de inovações, contando já com a inscrição de 200 participantes.
As Jornadas Ibéricas de Proteção Civil compreendem quatro blocos temáticos orientados para aspetos fundamentais para o desenvolvimento do sector, nomeadamente: tecnologias no planeamento e gestão de desastres; infraestruturas e grandes eventos; tecnologias na gestão integrada de fogos rurais.
Espera-se que as jornadas sejam um espaço de partilha de conhecimento, de discussão e de desafio, ajudando a estabelecer relações profissionais que potenciem em todos um melhor desempenho profissional, em prol de um Sistema Nacional de Proteção Civil cada vez mais robusto, coeso e capaz de responder efetivamente aos desafios atuais e futuros.
No primeiro dia, serão apresentados os sistemas de proteção civil Português, Espanhol, Andorrenho e Cabo-Verdiano, um conjunto de apresentações sobre ferramentas de apoio à decisão e gestão de desastres.
No dia 15 de abril, os trabalhos prosseguem abordando as temáticas da Gestão integrada de Fogos Rurais (sistemas de análise de fogo e fogo controlado); Tecnologias de apoio à Segurança no interface Rural /Urbano e Tecnologias de Apoio aos sistemas de proteção e segurança contra incêndio em edifícios.
Este evento insere-se na aposta do IPCB, e no investimento, que desde 2005, a instituição tem efetuado no ensino da proteção civil, disponibilizando para isso uma ampla oferta formativa de diversos graus de ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil, licenciatura em Engenharia de Proteção Civil, Pós-graduação em Proteção Civil, em parceria com a Universidade Aberta, ecursos de curta duração (micro-credenciações), que o IPCB oferece no âmbito do Rede Politécnica A23.
A este propósito convém salientar que o IPCB formou na ultima década cerca de 200 licenciados, estando a sua maioria a exercer atividade profissional dispersos por todo o território nacional.
O IPCB conta com apoio do projeto TRACE na organização destas Jornadas Ibéricas, bem como de um conjunto de instituições locais que, dada a importância da temática, se disponibilizaram desde a primeira hora para apoiar a iniciativa.

Programa e Inscrições