As Conferências do Politécnico regressam a 21 de setembro, pelas 18:00 horas, com Inês Thomas Almeida a abordar o tema “Para uma história inclusiva da música: O papel das mulheres na construção do património musical português”. 

Realizadas desde 2014, as Conferências do Politécnico são um evento de divulgação científica, de partilha de testemunhos e de conhecimento em áreas transversais como a economia, a política, o direito, a medicina, a religião, o ambiente, o ensino superior, o desenvolvimento regional, o empreendedorismo, a ética ou a economia social. São proferidas por personalidades de renome e especialistas nas temáticas abordadas, sendo de participação gratuita e abertas à população em geral.

Inês Thomas Almeida é musicóloga, doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, no projeto RELIT-Rom, com bolsa FCT. Foi professora convidada do Doutoramento em Estudos de Género da Universidade Nova de Lisboa e é responsável pela criação da unidade curricular Mulheres Compositoras: História da Composição no Feminino, que leciona nessa mesma universidade. É membro da Sociedade Austríaca de Investigação no Século XVIII, para a qual desenvolve o projeto ÖGE18 Bücherkiste Update, e o projeto AVEMUS – Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834), financiado pela FCT, que investiga a atividade musical das monjas deste convento beneditino.

A sua investigação incide sobre romanceiro antigo, música no século XVIII, relatos de viagem, mulheres na música e redes culturais transnacionais. Foi Comissária-Adjunta da exposição Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989): vamos correr riscos, da Fundação Calouste Gulbenkian (2023), e coautora, juntamente com Rui Vieira Nery, do livro Vamos Correr Riscos: Textos escolhidos de Madalena de Azeredo Perdigão (Tinta-da-China, 2023). Tem artigos publicados em revistas científicas da especialidade e mantém uma intensa atividade como conferencista, quer em colóquios nacionais e internacionais, quer como divulgadora musical na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Nacional de São Carlos. Projectos para 2024 incluem a publicação de um livro sobre Mulheres Compositoras e uma monografia sobre a escritora e ativista feminista Elisa de Paiva Curado (1858-1933).

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