A exposição “Dia Mundial da Língua Portuguesa e 7 anos de Protocolo entre IPCB – UPM” esteve patente na Escola Superior de Educação do IPCB, dando conta do trabalho dos docentes da ESECB ao longo de sete anos, ensinando língua, cultura e literatura portuguesas a alunos chineses da Universidade Politécnica de Macau (UPM), oriundos de várias zonas da China.

O IPCB recebe estudantes desta instituição de ensino superior desde o ano letivo 2017-18, tendo estes frequentado na ESECB um ano letivo completo das licenciaturas em Chinês e Português (2017/18 e 2018/19) e em Português (desde 2018/19, até ao presente).

A coordenadora dos cursos na ESECB-IPCB, Maria da Natividade Pires, realça a excelente colaboração entre os professores chineses e portugueses em Macau e os professores da Escola, que em 2023 foram convidados pela Diretora da Faculdade de Letras e Tradução da UPM para participar na elaboração de novos planos de estudo para a licenciatura de Português em Macau. Destaca também o empenho no estudo e simpatia dos estudantes chineses ao longo destes sete anos, e os seus testemunhos de reconhecimento para com os professores de português na ESECB, que têm sido muito gratificantes para estes.

A exposição abre com a escultura de um dragão, junto à biblioteca da ESECB, concebida pelo escultor José Simão, docente da ESART-IPCB, dado que 2024 é o Ano do Dragão na astrologia chinesa. Inclui pósteres com lendas chinesas, elaborados pelos estudantes da UPM que se encontram atualmente em Castelo Branco, e pósteres com fotografias da diversidade de atividades extracurriculares desenvolvidas ao longos destes sete anos.