O Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi um dos convidados para a Conferência ‘Navegar os Mares do Crescimento’ promovido pela ECOTEC Portugal, que decorreu no CEi - Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco.
António Fernandes, Presidente do IPCB, juntou-se a Jorge Amaral, CEO da Mecalbi; Rina Guerra, Business Development & Sales Relationship Director Portugal da ELITE; Nelson Silva, Director do Centro de Empresas Interior Centro do Banco BPI, e Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, para discutir o tema “Capital de Inovação e o seu Impacto na Competitividade de Empresas e Territórios”.
Com a moderação do Diretor-geral da COTEC Portugal, Jorge Portugal, o painel contou com intervenções focadas no empreendedorismo e na inovação para uma plateia de empresários, empreendedores, alunos, empresas, e comunidade em geral. Jorge Portugal começou por explicar que o convite foi efetuado ao IPCB por ser o parceiro científico de excelência na cidade.
Após algumas questões, o Presidente do IPCB começou a sua intervenção falando sobre o contributo económico, científico, de desenvolvimento, de rejuvenescimento, e de criação de novas empresas que a instituição confere ao território “está comprovado que a presença de instituições de ensino superior nas regiões, aumenta a competitividade de todo o território”. A capacidade científica da instituição e a possibilidade de lecionar doutoramentos num futuro muito próximo, trará ainda mais conhecimento, competitividade, produção científica, inovação e desenvolvimento para o território onde a instituição se insere.

Abordando o tema das empresas e do empreendedorismo, António Fernandes afirmou que a “visão dos politécnicos sempre foi uma visão empresarial e económica”. O Politécnico de Castelo Branco, neste caso, teve a capacidade e a visão de trazer o conhecimento de dentro das empresas para as salas de aula, dando como exemplo a contratação de quadros da Mecalbi para lecionar nos cursos do IPCB.
O IPCB tem também “estado à altura do desafio de atrair e fixar pessoas, ainda mais desafiador nesta fase de menor densidade demográfica. Fá-lo através da qualidade do seu ensino, da acreditação dos seus cursos por entidades reconhecidas que garantem padrões elevados de formação académica, e através do trabalho científico desenvolvido pela instituição”. O IPCB foi a instituição de ensino superior que mais cresceu em todo o interior do país, e a que mais cresceu em número de alunos, comparativamente com outras instituições politécnicas. Cerca de 80% dos estudantes do IPCB vêm de fora de Castelo Branco. Adicionalmente, tem-se também verificado um aumento do número de estudantes internacionais.
A capacidade de captar novos públicos permitirá num futuro próximo, aumentar as ligações colaborativas do IPCB com o tecido empresarial e aumentar o nível de colaboração com as empresas.
‘Navegar os Mares do Crescimento’ é um ciclo de conferências dedicadas aos desafios do crescimento empresarial e ao papel do capital de inovação das empresas e dos territórios, que reúne três atores centrais do ecossistema de inovação: as empresas, a academia e o território.
Promovida pela COTEC Portugal em parceria com a ELITE, empresa do grupo EURONEXT, e com o apoio do Banco BPI, a conferência ‘Navegar os Mares do Crescimento’ é a primeira de um novo ciclo de conferências promovido por estas entidades.