Cerca de 20 alunos finalistas das licenciaturas em Enfermagem, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Fisioterapia, Fisiologia Clínica e Serviço Social, acompanhados pelos professores dos respetivos cursos, integraram a equipa organizadora do programa responsável pelo processo de investigação-ação.
Na edição deste ano, o programa das Jornadas Smart Team integrou dois momentos complementares de trabalho.
No primeiro momento, os estudantes participaram na sessão online “Colaboração interprofissional em Saúde”, integrando sessão dinamizada por Ana Catarina Martins Pereira, docente da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do IPCB, seguindo-se o debate entre estudantes de várias áreas disciplinares, em diferentes salas virtuais, sobre a importância do trabalho interprofissional em Saúde, possibilidades e limites e expetativas face à futura prática profissional. No final da tarde de trabalho estudantes e docentes apresentaram as principais conclusões dos trabalhos.
No segundo momento, quatro alunos finalistas de cada uma das oito licenciaturas representantes foram mobilizados para um dia de trabalho formativo que integrou o estímulo à proximidade relacional entre os estudantes participantes, através da realização de dinâmicas de grupo e promovendo-se a apresentação das características de cada uma das áreas disciplinares/profissionais. O programa incluiu na sua metodologia um almoço partilhado realizado na cantina da UBI, promovendo o contacto informal entre os participantes. Seguiu-se a análise em quatro equipas multidisciplinares representadas por alunos de cada uma das licenciaturas, de dois casos clínicos construídos pela equipa de docentes, agregando um conjunto de factos que remetiam para a participação das áreas profissionais em presença. O dia de trabalho terminou com a coletivização dos resultados de cada grupo, refletindo-se em particular a experiência do trabalho interdisciplinar e da sua importância na prestação de serviços de saúde de qualidade aos cidadãos.
A equipa SmartTeam do IPCB em 2024 foi constituída pelos docentes Regina Vieira (Serviço Social/ ESECB), Nuno Cordeiro (Fisioterapia/ESALD), Ana Catarina Pereira (Imagem Médica e Radioterapia/ESALD), Alexandre Pereira (Fisiologia Clínica/ESALD), Abel Rodrigues (Fisioterapia/ESALD) e Marisa Barbeira (Ciências Biomédicas Laboratoriais/ESALD).
A par destas licenciaturas, o projeto abrange igualmente estudantes das licenciaturas de Medicina, Ciências Farmacêuticas e Psicologia Clínica.
O projeto foi promovido pelo Centro Académico Clínico das Beiras, coordenado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, e em parceria com os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.