O Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aprovou por unanimidade as Contas Consolidadas do ano de 2023, em reunião realizada no dia 13 de junho.
Com a receita cobrada líquida de 30.680.567,30 euros (que incluiu o valor do saldo transitado da gerência anterior de 3.152.697,01 euros) e pagamentos na ordem de 27.059.228,64 euros, o IPCB terminou o ano de 2023 com um saldo de gerência de 3.621.338,66 euros.
A par da aprovação das contas consolidadas, o Conselho Geral aprovou o relatório de atividades do ano 2023 onde se destaca a elevada execução dos objetivos traçados. De acordo com os mecanismos de avaliação e melhoria da instituição, 92% dos estudantes encontram-se satisfeitos com os Serviços Académicos, e os Serviços de Ação Social foram igualmente bem avaliados pelos estudantes. É igualmente patente a satisfação dos docentes e pessoal técnico e operacional com os diferentes níveis de liderança e é de realçar a elevada satisfação da comunidade académica com a imagem global da Instituição, o seu desempenho, o papel que o IPCB tem na sociedade e a perspetiva de futuro para o IPCB.
No contexto da adequação dos recursos, foram abertas vagas para concursos internos de promoção, concursos para admissão de novos professores adjuntos e de pessoal técnico e operacional.
Face aos resultados institucionais apresentados, o Presidente do Conselho Geral do IPCB, José Augusto Alves, propôs ao plenário um voto de louvor à comunidade académica do IPCB, tendo a proposta sido aprovada por unanimidade.
António Fernandes, Presidente do IPCB, sublinhou que os resultados de desempenho apresentados, foram acompanhados por uma visível transformação do IPCB ao nível de nova oferta formativa, com novas pós-graduações e microcredenciações, e de requalificação de infraestruturas.
No decorrer da reunião do Conselho Geral do IPCB, António Fernandes apresentou ainda um amplo conjunto de candidaturas aprovadas no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Dos projetos em curso, importa destacar a promoção do sucesso académico e redução de abandono escolar, o programa impulso para as competências digitais, a criação de um centro de excelência para a inovação pedagógica, a reforma e modernização das ciências agrárias e a reforma e modernização da medicina. Nestes projetos, o IPCB tem presentemente em execução mais de 2 milhões de euros.