Maria João Guardado Moreira, Lucinda Sofia Carvalho e Vítor Pinheira, docentes do IPCB e investigadores integrados da Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais - Age.Comm, estiveram presentes no 27th Nordic Congress of Gerontology, em Estocolmo (Suécia) .
No congresso foram apresentados 5 trabalhos na área do envelhecimento, resultado da atividade de investigação de docentes e alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco, bem como de docentes que fazem parte do consórcio AgeINfuture - Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Interior da Região Centro, que o IPCB também integra.
Dois desses trabalhos analisam a autopercepção da população com 65 e mais anos sobre incapacidades, com base nos dados dos recenseamentos da população de 2011 e 2021 (Disability levels of older adults in the Portuguese population: evolution between 2011 and 2021 e Profiles of disability of Portuguese older adults from national census data), da autoria de Maria João Guardado Moreira, Vitor Pinheira, Maria Assunção Vaz Patto, Rosa Marina Afonso, Luísa Pereira e Natália Roque.
Um outro trabalho, da autoria de Maria João Guardado Moreira, Marisa Candeias e Vitor Pinheira, analisou o conceito de apego ao lugar numa amostra de população idosa da região Centro (Effects of place attachment on the well-being of elderly people in the center region of Portugal), e cuja recolha de dados contou com a colaboração dos alunos do 2º ano da Licenciatura de Serviço Social, desenvolvida no âmbito da unidade curricular Intervenção Social em Comunidades Envelhecidas, deste ciclo de estudos.
Da autoria de Lucinda Sofia Carvalho foi apresentada a investigação sobre identificação precoce de fatores de risco em adulto, para promover intervenções que assegurem um envelhecimento saudável (Early detection of risk factors in young people: promote sustainable health for healthy ageing).
Foram também apresentados os resultados do trabalho final do Mestrado em Gerontologia Social do IPCB, de Adriana Mendes (The perception of loneliness among those who live alone in rural areas in the centre of Portugal).
Neste congresso estiveram presentes cerca de 550 trabalhos, de investigadores de mais de 44 nacionalidades.