O Politécnico de Castelo Branco integra a Universidade Europeia BAUHAUS4EU que acaba de ver a sua candidatura a financiamento aprovada na totalidade, com um valor global de 14,5 milhões de euros, no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia.
A candidatura prevê concretizar, ao longo dos próximos 4 anos, as medidas constantes no plano de ação para a implementação de uma cooperação sustentável assinado pela BAUHAUS4EU, nomeadamente o desenvolvimento de projetos piloto conjuntos nas áreas da educação e da investigação, incluindo duplas titulações; a mobilidade de estudantes, docentes e não docentes; a alocação de recursos humanos e financeiros e o desenvolvimento estratégico da aliança.
A Universidade Europeia BAUHAUS4EU inclui, para além do IPCB, a Universidade Bauhaus (Alemanha) que lidera o consórcio, o Instituto Blekinge de Tecnologia (Suécia), a Universidade de Bérgamo (Itália), a Universidade Picardie Jules Verne (França), a Universidade de Economia de Katowice (Polónia), a Universidade de Arquitetura, Engenharia Civil e Geodesia (Bulgária), a Universidade da Macedónia (Grécia), a Universidade Pólis (Albânia) e a Universidade Lyon2 (França) tendo como objetivo global promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões europeias, através da cooperação internacional e multilateral.
A base de trabalho é a experiência complementar das instituições que integram o consórcio e os seus parceiros regionais, bem como os temas e valores da iniciativa “Nova Bauhaus Europeia” (sustentabilidade ambiental, estética e inclusão), enquanto movimento internacional líder para a transformação da sustentabilidade e modos de vida, situado na articulação entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia.
O consórcio BAUHAUS4EU tem assim, como objetivo global, promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões europeias, através da cooperação internacional e multilateral.
Coordenada pela Vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, fazem parte da Comissão de Gestão, os docentes Daniel Raposo e João Vasco Neves.
A candidatura agora aprovada, teve também a colaboração  de docentes e não docentes da comunidade académica do IPCB.
Relembra-se  que foi atribuído o Selo de Excelência da Comissão Europeia à candidatura apresentada em 2023, uma distinção que certifica que a candidatura apresentada é de qualidade excecional, mas que não recebeu financiamento devido à falta de orçamento disponível para este projeto. Diversas atividades foram desenvolvidas com os recursos próprios das instituições parceiras até a nova submissão realizada no início do ano de 2024.
As Universidades Europeias são alianças transnacionais entre instituições de ensino superior que têm a ambição de vir a ser as universidades do futuro, ao promover os valores europeus e ao aumentarem a qualidade e competitividade do ensino superior europeu, contribuindo também para a resiliência e recuperação europeias.

Conferência de Imprensa