O Politécnico de Castelo Branco, através da UTC de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia, dinamizou 2 estágios no âmbito do programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias”.
“Construção e Controlo de Drones” e “Sistemas inteligentes no nosso dia a dia, aplicações com microcontrolador”, foram os estágios que acolheram dezenas de jovens alunos, do ensino básico ao secundário, provenientes de Chaves, Coimbra, Castelo Branco, Aveiro e Ponte de Sor.
O estágio “Construção e Controlo de Drones” acolheu também os alunos vencedores do Concurso Nacional de Inovação na Escola 2024, também promovido pelo programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias” que, juntamente com os restantes alunos inscritos no estágio, tiveram oportunidade de aprender conceitos de eletrónica, aeronáutica, segurança aeronáutica e pilotagem.
A iniciativa teve como objetivo cativar os mais jovens para as áreas da engenharia, ensinando-os a construir um Drone de raiz e a colocá-lo a voar, e o contributo do FABLAB Castelo Branco na dinamização de algumas atividades de prototipagem rápida.
O estágio “Vamos construir um sistema inteligente: aplicação com microcontrolador” teve como objetivo integrar os estudantes nas atividades de investigação e desenvolvimento do laboratório de Sistemas Eletrónicos e inteligência artificial, tendo decorrido no laboratório de Eletrónica e Microprocessadores.
O projeto final do estágio “Vamos construir um sistema inteligente: aplicação com microcontrolador” foi implementar o controlo de um sistema de iluminação a LEDs (Light Emition Diodes) RGB (Red, Green, Blue) com definição da cor e intensidade desejadas através de um telemóvel.
Os exercícios foram desenvolvidos e programados em linguagem C e com hardware físico real.
O feedback dos alunos envolvidos em ambas as iniciativas foi bastante positivo e encorajador, destacando a importância do desenvolvimento destas atividades na área das engenharias, num claro incentivo a todo o corpo docente na dinamização contínua de programas de inserção de jovens nesta área de futuro. Os estágios foram dinamizados pelos docentes do IPCB, Pedro Torres e  José Vieira.