O trabalho de investigação internacional que culminou com a publicação da norma internacional P1872-2015 - Standard Ontologies for Robotics and Automation, que contou com a participação ativa do Laboratório de Robótica do Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do Professor Paulo Gonçalves, um dos officers do grupo de trabalho do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), foi destacado no passado dia 13 de outubro na “White House Frontiers Conference”, em que o Presidente Barack Obama foi anfitrião.
Os termos do reconhecimento desta norma internacional, a primeira do género na área da automação e robótica e que recebeu o prestigiado prémio de Innovation Award do IEEE (Standards Association), sobressaindo relativamente a todas as normas publicadas por esta prestigiada organização internacional em 2015, foram os seguintes:
“One example of an AI-relevant standard that has been developed is P1872-2015 (Standard Ontologies for Robotics and Automation), developed by the Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). This standard provides a systematic way of representing knowledge and a common set of terms and definitions. These allow for unambiguous knowledge transfer among humans, robots, and other artificial systems, as well as provide a foundational basis for the application of AI technologies to robotics.”
Foram destacadas durante a White House Frontiers Conference cinco fronteiras da ciência e tecnologia que poderão ajudar a melhorar a vida das pessoas: pessoal, local, nacional, global e interplanetária.
A fronteira nacional dos EUA centra-se no papel da inteligência artificial, automação e robótica na resolução dos problemas nacionais complexos. Um dos itens que o Presidente Obama mencionou foi "O Plano Nacional de Investigação e Desenvolvimento Estratégico para a Investigação Artificial", no qual o trabalho de investigação foi referenciado.
 
Mais informação:
http://www.frontiersconference.org/
https://standards.ieee.org/findstds/standard/1872-2015.html

Partilhe