No âmbito do IV Ciclo de Conferências do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza-se no dia 23 de novembro às 14.30h, no Auditório A2, uma conferência subordinada ao tema "Micobacterioses em animais selvagens", proferida pela Professora Ana Matos.
Na conferência irá ser apresentado um trabalho efetuado de rastreio, ao maior número possível de espécies de mamíferos selvagens na região Centro-Este de Portugal, no qual foi estimado a prevalência de micobacterioses por métodos microbiológicos e moleculares (PCR) em tecidos e fezes. A apresentação deste trabalho visa também avaliar e caracterizar histologicamente as lesões granulomatosas compatíveis com micobacterioses; avaliar a expressão imunohistoquímica de marcadores celulares específicos e diferenciar, através de metodologias microbiológicas e moleculares, outras causas de lesões granulomatosas observadas.
Os resultados obtidos sugerem que Mycobacterium bovis e Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis circulam amplamente na área de estudo.
As micobacterioses causam sérias preocupações na produção animal e na vida selvagem em todo o mundo. As infeções micobacterianas têm sido descritas em centenas de espécies de animais selvagens podendo afetar todos os animais vertebrados. Como estas infeções são de carácter crónico, a melhor estratégia de controlo passa pela identificação precoce dos animais infetados, melhorando a metodologia de diagnóstico e tornando efetivos os programas de controlo.
A participação é gratuita.
Quem pretender emissão de certificado de presença deverá proceder à inscrição em  http://goo.gl/forms/p7oAcdI8yo