A aplicação FIRERISK, desenvolvida pelos docentes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, Rogério Dionísio e Paulo Marques e pelos empreendedores Hélio Silva e Teresa Fonseca do Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (CEI), foi a vencedora dos Green Project Awards 2016, na categoria de “Information Technology”.
O Green Project Awards (GPA), uma iniciativa promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus –ANCN, tem como objetivo mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável. Sendo Portugal um dos países da UE mais afetados por incêndios florestais, os mentores da FIRERISK consideraram que podiam construir uma aplicação móvel que contribua para a gestão do risco de incêndio florestal, evocando uma nova visão sobre a comunicação e prevenção deste risco.
A aplicação FIRERISK reúne dados abertos de diferentes autoridades públicas numa única plataforma. Graças a esta aplicação, os cidadãos têm acesso ao nível de risco de incêndio em tempo real; podem receber avisos sobre incêndios florestais que deflagrem na proximidade do seu terreno; conhecer quais as medidas preventivas e de atuação a adotar; participar numa plataforma colaborativa de identificação de situações que coloquem a floresta em perigo, e desta forma contribuírem ativamente na prevenção de incêndios florestais em Portugal. Contaram com o apoio do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco da Autoridade Nacional da Proteção Civil, do Comando Territorial da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, do Centro de Ciência Viva da Floresta, e de vários Municípios e Associações de Produtores Florestais.
A aplicação FIRERISK foi uma das 3 vencedoras do concurso Startup Simplex, promovido pela República Portuguesa e pela agência para a modernização administrativa, e foi incluída no programa Simplex 2016. É gratuita e está disponível na loja online Google Play. O evento de atribuição dos prémios decorreu na Fundação de Serralves, no Porto, no dia 23 de janeiro.

Mais informações em: